O Estado, por meio da Polícia Militar do Pará, desempenha um papel importante na proteção das mulheres, ao implementar programas e estratégias direcioandas para a segurança desse público. As iniciativas têm, ainda, a finalidade de promover a conscientização sobre a importância de prevenir a violência e garantir acesso a serviços básicos.
O Programa “Pró-Mulher”, nesse contexto, visa combater a violência contra a mulher com ações de proteção, repressão e orientação. Considerando o Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização sobre o tema, a iniciativa ganha ainda mais relevância, reforçando medidas preventivas e de apoio às vítimas.
Com atendimento imediato e sigiloso, via 190, utilizando viaturas especializadas e parcerias com órgãos estaduais e municipais da segurança pública, em Belém e interior do Estado, os policiais buscam promover a segurança das mulheres em situação de risco.
Na manhã desta quinta-feira (22), agentes do 25° Batalhão de Polícia Militar (25° BPM), capacitados para atuar no Grupamento de Prevenção Ativa (GPA), realizaram uma palestra de conscientização sobre violência doméstica para funcionárias de uma empresa localizada no bairro Tapanã, em Belem.
Atendendo à solicitação da empresa Saint-Gobain, a Polícia Militar disponibilizou uma equipe do Pró-Mulher para realizar uma palestra voltada às funcionárias da empresa, em conformidade com a campanha estadual N° 4.969/2016, alusiva ao Agosto Lilás.
Durante o evento, foram discutidos temas como a informação, conscientização e sensibilização sobre as diversas formas de violência doméstica contra a mulher, elucidando o contexto de ocorrência e aspectos pontuais sobre a Lei Maria da Penha. Além disso, foram apresentados mecanismos para reduzir os casos de violência, com destaque para a atuação preventiva do programa Pró-Mulher e as rondas Maria da Penha, que auxiliam na fiscalização e cumprimento das medidas protetivas.