A Polícia Militar, por meio do Centro Integrado de Atenção Psicossocial (Ciap), realizou, entre os dias 19 e 22 de agosto, no salão nobre do Comando de Missões Especiais (CME), um ciclo de palestras ao efetivo das unidades especializadas subordinadas ao CME. O tema precípuo da roda de diálogo foi “Saúde Mental na Polícia Militar do Pará”.
A ação foi direcionada, nesse primeiro momento, ao efetivo que atua na Região Metropolitana de Belém (RMB). Durante os quatro dias de palestra, 322 policiais militares participaram das explanações, que foram coordenadas pelo Major Iuri, Chefe do Centro Integrado de Atenção Psicossocial, e ministradas pelo 1º tenente Leonardo, psicólogo que integra o efetivo do Ciap.
A finalidade do CME em promover essa interação foi repassar informações sobre o tema, auxiliando e orientando os policiais militares sobre como agir em aspectos relacionados aos desafios laborais e a saúde mental. Na oportunidade, os agentes também puderam tirar dúvidas sobre a estrutura e acesso a prestação de serviços de apoio psicossocial realizados pelo CIAP aos integrantes da Corporação, que envolve atendimento psicológico e social, proporcionados por meio de acolhimento, orientações, acompanhamento e encaminhamento relativos à demanda apresentada pelo militar.
O Centro Integrado de Atenção Psicossocial mantém equipes trabalhando 24 horas para garantir que todo o efetivo da PM tenha acesso aos serviços pertinentes à promoção da saúde biopsicossocial. Os serviços do Centro atendem às necessidades da Corporação em todo território paraense, intervindo, de forma acolhedora e humanizada, os policiais militares e dependentes.