A contínua capacitação profissional é uma imposição de documentos internacionais que abordam o uso da força e armas de fogo por agentes responsáveis pela aplicação da lei. A Polícia Militar do Pará tem adotado a qualificação do efetivo como fator primordial para uma atuação técnica e legal, voltada para a proteção de direitos fundamentais dos cidadãos em todo o Estado.
Na última sexta-feira (23), o 14º Batalhão de Polícia Militar (14° BPM), unidade circunscrita ao Comando de Policiamento Regional IX (CPR IX), proporcionou capacitação para 84 policiais militares do Batalhão, que é sediado em Vila dos Cabanos, região metropolitana de Belém.
As instruções ocorreram no Clube de Tiro Falcon, em Barcarena, e visou capacitar os agentes para o uso da Pistola Beretta APX Full Size, cal .40, armamento recém adquirido pela PM. O 1°TEN Abrahão, auxiliado pelo Cabo Sullivan e soldado De Ribeiro, esteve à frente da capacitação, que abordou temas como Histórico e Apresentação do Armamento, Manuseio, Recagas na área de Trabalho, Autoproteção, Consciência Situacional, pessoal e de terceiros, Mentalidade de Combate, entre outros.
O objetivo foi prover os conhecimentos técnicos e práticos para os militares, a fim de que operem o armamento de forma responsável, visando a preservação da vida. Somado a isso, buscou-se alertar os agentes sobre o cuidado que devem ter durante os períodos de folga, ocasião em que ficam mais vulneráveis à investidas de criminosos.
A Polícia Militar do Pará tem investido na modernização dos equipamentos usados pelos policiais, a fim de adequar o nível de proteção deles e a capacidade reativa diante de situações de crise.