A Polícia Militar, por meio 20° Batalhão (20° BPM) retoma as ações preventivas do Grupamento de Proteção Ativa (GPA) em cinco bairros de Belém.
Com atuação reduzida por conta da pandemia do novo coronavirus, a unidade vem retomando, gradualmente, as ações integradas com a comunidade e que foram iniciadas em junho de 2019 nos bairros do Guamá, Jurunas, Terra Firme, Condor e Cremação.
Além de desenvolver o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) nas escolas, o GPA também realiza reuniões com a comunidade, Visita Comunitária de Prevenção, Visita Técnica de Segurança e Iniciativa Comunitária para as Escolas.
O Núcleo de Análise Criminal (NAEC) do 20° BPM recebe do Comando de Policiamento da Capital I os dados estatísticos sobre os locais onde há maior incidência de roubo e outros crimes.
O estudo da mancha criminal vai apontar os lugares onde a PM vai intensificar o policiamento ostensivo e as ações preventivas do GPA.
Essas ações vão gerar relatórios que serão enviados e analisados pelo Núcleo de Análise Criminal (NEAC) e depois, remetidos para os comandantes de Companhias Orgânicas.