A Polícia Militar, por meio do Departamento Geral de Operações (DGO), deflagrou a “Operação Tolerância Zero”, em solo paraense, em busca de disponibilizar o maior acesso à segurança para a população, por meio da intensificação do patrulhamento e fiscalização nos 144 municípios do Estado. Durante a operação, aumentou o número de rondas preventivas e abordagens em bares, casas de show e outras localidades, visando coibir a criminalidade, como por exemplo, o tráfico de drogas, crimes de roubo e furto, porte ilegal de arma, entre outras práticas ilícitas.
Dessa forma, na última sexta-feira (23), militares do 46° Batalhão de Polícia Militar (46° BPM), Unidade subordinada ao Comando de Policiamento Regional X (CPR X), durante a “Operação Tolerância Zero”, efetuaram a apreensão de uma arma de fogo e munições no município de Novo Progresso.
A ação iniciou, em virtude de um homicídio que ocorreu no dia anterior, por esta razão, a guarnição estava realizando rondas ostensivas na região. Posteriormente, os policiais visualizaram um homem conduzindo uma caminhonete na área, e após abordagem, foi encontrado no interior do veículo, uma pistola calibre 380 e dez munições.
Ao ser questionado pela guarnição, inicialmente o indivíduo informou que tinha o registro, porém, ao ser averiguado através da busca de dados, foi identificado que ele não tinha porte e nem registro para o uso do armamento. Diante disso, o suspeito recebeu voz de prisão por porte ilegal de arma de fogo e foi conduzido até a Delegacia de Polícia civil, assim como todo o material apreendido na ação, para a realização dos procedimentos necessários, sob o viés da lei.