A atividade policial militar é ostensiva e eminentemente preventiva. Para isso, é primordial que a sociedade identifique rapidamente os agentes, motivo pelo qual atuam uniformizados e em viaturas caracterizadas. A Polícia Militar do Pará possui regulamento rigoroso que estabelece como deve ser o fardamento dos integrantes da Corporação, de acordo com a unidade a que o policial esteja vinculado.
Nesta segunda-feira (26), ocorreu, no Quartel do Comando Geral da Corporação (QCG), solenidade voltada para a revista do uniforme dos policiais, a fim de verificar se está dentro dos padrões previstos no Regulamento de Uniformes da PMPA (RUPM). A apresentação pessoal do militar é uma das formas representativas da imagem da Instituição, devendo ser criteriosamente observada, a fim de manter a padronização que caracteriza a PMPA.
A revista de uniforme, conforme publicação em Boletim Geral da Corporação, ocorreu em todas as unidades da PMPA, norteada pelo RUPM. Detalhes como uso de brevês, colocação de distintivos de curso e garrunchas, elementos constantes nos fardamentos administrativo e operacional, devem ser dispostos de forma harmoniosa e sem excessos, a fim de preservar a sobriedade e a própria segurança do militar durante ocorrências.
O Chefe do Estado-Maior Geral da PMPA, Coronel Ariel, destacou a importância do momento para a Corporação, “Esse ato serve como uma forma de verificarmos como está o fardamento da tropa, para que o novo fardamento fique alinhado conforme o Regulamento de Uniformes da Polícia Militar (RUPM) e que também fique funcional para o bom andamento do serviço policial militar. A mudança principal foi a alteração na calça, que agora terá a bainha com velcro posta por cima do coturno, com o velcro finalizando o fechamento na parte de trás da calça, assim como a posição correta da faixa do gorro. Também gostaria de destacar que estamos buscando melhorias, com foco na redução da criminalidade e na criação de diversos manuais que nortearão as atividades de nossa Corporação. Aproveito também para informar que amanhã teremos a inauguração da nova academia e o evento “Diálogos Sobre a Violência Doméstica: A Polícia Militar Por Elas”, ambos fundamentais para o bem-estar físico e a discussão de temas como a violência contra a mulher. Estamos também lançando o Curso de Policiamento Escolar, essencial para preparar nossos policiais para atuarem no ambiente escolar”, concluiu.
No âmbito da comunicação social, a imagem é uma das formas de expressar a mensagem de uma organização. Em razão disso, exige-se do policial militar que esteja sempre bem uniformizado, de acordo com as normativas de cada Instituição. Ademais, o momento da revista à tropa permite que o agente tire dúvidas sobre o que pode ou não conter no uniforme, além de adequar o fardamento às alterações que possam ter ocorrido no Regulamento de Uniformes.
A Polícia Militar tem se destacado no cenário regional e nacional no que tange às estratégias de combate da criminalidade, bem como em razão do processo de modernização que vem vivenciando nos últimos 5 anos, entre as quais está a mudança de uniforme, que trouxe o retorno à cor azul petróleo em substituição ao verde folha.