A barreira fiscal é uma importante estratégia de segurança, servindo como ponto de fiscalização obrigatório aos veículos que transportam grandes cargas. A ação é realizada em áreas situadas nas divisas do estado, onde a Polícia Militar do Pará em conjunto com outros órgãos públicos verificam as cargas, garantindo que não haja itens ilegais e combatendo contravenções e crimes de maior potencial ofensivo. Essa atuação reforça a segurança da população e contribui para a ordem pública.
Na tarde desta terça-feira (27), agentes do 22° Batalhão de Polícia Militar (22º BPM), em uma ação conjunta com militares do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e a Secretaria de Fazenda (SEFA), prenderam um homem por tráfico de entorpecentes em Conceição do Araguaia.
Durante a operação conjunta no posto Pará/Tocantins, localizado na Rodovia PA 447, os militares do 22º BPM e do BPRv prestavam apoio a uma equipe da SEFA na fiscalização de veículos de transporte interestadual. Um dos fiscais da SEFA solicitou a presença dos militares para realizar uma vistoria em um ônibus.
Durante a inspeção, foi localizada uma grande mala de viagem que, além de muito pesada, exalava um forte odor. O motorista do ônibus foi chamado e identificou o proprietário da mala. Ao abrir a bagagem, os militares encontraram 21 tabletes de uma substância análoga à maconha prensada, totalizando 21 kg. Diante do flagrante, o suspeito recebeu voz de prisão e foi conduzido, juntamente com o material apreendido, à Delegacia de Polícia local para os procedimentos cabíveis.