Nos dias 24 e 25 de agosto, aconteceu a 6ª Edição da Operação Força Total, executada simultaneamente por todas as Polícias Militares do Brasil. Com o objetivo de reverberar os 30 anos de criação do Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais das Polícias Militares (CNCG-PM), a Operação foi lançada no final do ano passado, simultaneamente em todas as unidades da Federação, executando ações de prevenção qualificada contra o crime, sobretudo ampliando a sensação de segurança da população por meio da intensificação do policiamento ostensivo nas diversas modalidades, em todo território nacional, principalmente nas áreas identificadas pela estatística criminal.
De acordo com o CNCG, a ação em sua 6ª edição empregou 124 mil policiais militares de todos os estados da Federação. Aliado a isso, 44 mil viaturas foram utilizadas pelos agentes. Como resultado das ações, mais de 360 mil pessoas foram abordadas e fiscalizadas, ao passo que foram retiradas das ruas mais de 31 toneladas de entorpecentes, assim como foram apreendidas 1.332 armas de fogo.
No que tange a atuação do efetivo que compõe a Polícia Militar do Estado do Pará, a 6ª edição da operação contou com 5.088 policiais militares e 1.048 viaturas, onde realizou mais de 14 mil abordagens, divididos em pessoas e veículos em geral. Além disso, foram efetuadas 98 prisões em flagrante, 110kg em apreensões de drogas, 7 armas de fogo, 32 veículos autuados, e 40 Termos Circunstanciado de Ocorrência (TCO), ligados à execução dos crimes de menor potencial ofensivo.
“Assim como aconteceu nas últimas cinco edições, o objetivo da Operação Força Total é demonstrar a capacidade das Corporações, aumentando a ostensividade policial com o reforço do efetivo administrativo de todas as unidades operacionais, inclusive no QCG. Somado a isso, a Operação coaduna com o trabalho que estamos realizando, em conjunto com os demais órgãos de Segurança Pública do Estado, de redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI’s), combatendo a criminalidade e promovendo segurança pública de excelência ao povo paraense,” reforçou o Comandante-Geral da PM, Coronel Dilson Júnior.
CNCG-PM
O Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares do Brasil (CNCG-PM) foi instituído em 12 de fevereiro de 1993, como reflexo do processo de redemocratização do Brasil e da necessidade de participação de diversos atores sociais na Segurança Pública e Defesa Civil, princípio previsto na Constituição da República de 1988.
O CNCG é um colegiado composto por todos os comandantes-gerais das Polícias Militares dos Estados brasileiros, que se encontram em pleno exercício de seus cargos e que, por meio de seu Colegiado e Assessorias, possui dentre suas finalidades participar da formulação, acompanhamento e avaliação das políticas e diretrizes nacionais relacionadas com a segurança pública, visando ao pleno atendimento dos anseios da sociedade.