Prevenção em foco: 2º BPM promove qualificação para efetivo do GPA do CPRM

A complexidade das ocorrências com que os policiais militares lidam diariamente engloba desde situações simples, como a mediação de conflitos entre vizinhos, até questões mais graves, como as que envolvem reféns. Cada uma exige um atendimento policial diferenciado, com o uso de técnicas como a negociação e o diálogo, além do emprego de táticas especiais e o subsídio de equipamentos tecnológicos. A formação contínua dos agentes, nesse sentido, é primordial e permite que a PMPA se adapte às novas realidades e esteja sempre à frente dos desafios que surgem, garantindo a segurança pública de maneira eficiente e moderna.

Nesse contexto, a Polícia Militar instituiu o Grupamento de Prevenção Ativa (GPA), com o objetivo de realizar atividades que que têm a finalidade de informar, comunicar, assistir, encorajar e orientar a população sobre medidas individuais, coletivas e integradas, consideradas apropriadas para coibir atos ou condutas violentas e criminosas, como o acionamento dos órgãos competentes e a possibilidade de realizar denúncias anonimamente.

Nos dias 27 e 28 de agosto (terça e quarta-feiras), foi ofertada, pelo 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM), capacitação referente ao protocolo de atendimento de ocorrências complexas, tendo como público 31 militares, entre praças e oficiais, oriundos do 6º BPM, 21º BPM, 29º BPM, 30º BPM e 39º BPM, unidades circunscritas ao Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM).

WhatsApp Image 2024 08 29 at 12.55.42Foto: PMPA

Durante a qualificação, foram apresentados dados relevantes, constantes no Relatório de ocorrências no Estado do Pará, difundido pelo Centro de Inteligência da PMPA (CINT), além dos aspectos relevantes sobre o policiamento realizado pelo Grupamento de Prevenção Ativa (GPA) do 2º BPM. Também foi disponibilizado um link para que os instruendos pudessem preencher e avaliar as atividades, incluindo teoria e prática.

No primeiro dia, foram priorizadas as instruções teóricas, para situar os alunos sobre as nuances que a criminalidade alcança e o papel do GPA nesse cenário. No segundo dia, a capacitação prosseguiu com uma instrução prática, onde as guarnições do CPRM, juntamente com o GPA do 2º BPM, realizaram visitas a pontos comerciais e educacionais na área de atuação do 2º BPM. Essas visitas serviram como um teste para o preenchimento do link, que posteriormente foi submetido a uma avaliação, a fim de permitir adequações no uso do sistema pelo GPA, visando melhorias.

WhatsApp Image 2024 08 29 at 17.40.27 1Foto: PMPA
WhatsApp Image 2024 08 29 at 17.40.27Foto: PMPA