5° BPM apreende armas de fogo em Castanhal e Igarapé-Açu

A Polícia Militar do Pará realiza diariamente a remoção de armas de fogo das ruas, ação considerada fundamental para a proteção da comunidade. Com isso, a Instituição reduz o risco de confrontos fatais, o que contribui para a diminuição dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), além do impacto em delitos como o roubo e o tráfico de drogas.

Em decorrência disso, nesta quarta-feira (28), o Comando de Policiamento Regional III (CPR III), por meio do 5° Batalhão de Polícia Militar (5° BPM), realizaram duas grandes apreensões de armas de fogo, nos municípios de Castanhal e Igarapé-Açu. Na primeira ação, ocorrida em Castanhal, por volta das 08h, os militares da 3ª CIA/5° BPM receberam um chamado, via Núcleo Integrado de Operações (Niop), acerca de uma possível invasão em uma propriedade localizada na Rua Dois de Fevereiro, no bairro Santa Catarina.

Ao chegar ao local, a guarnição encontrou várias pessoas que informaram que diversos disparos de arma de fogo teriam ocorrido, indicando um dos autores. Prontamente, os militares realizaram uma abordagem no suspeito, encontrando com ele uma pistola Taurus TH .40, equipada com um carregador e nove munições.

Enquanto faziam a busca pessoal, os policiais foram surpreendidos pela população local, que arremessou diversos objetos na área da abordagem, inclusive atingindo o veículo do abordado, forçando a equipe a mudar a atenção por questões de segurança. Durante o tumulto, o suspeito conseguiu fugir do local.

Após controlado o tumulto, dois homens foram identificados e abordados pela guarnição, sendo encontrados com eles uma pistola Taurus G2C com três carregadores e 34 munições, além de uma pistola Taurus PT100 calibre .40, também com três carregadores e mais 57 munições.

Além das armas, os policiais encontraram diversos itens dentro do automóvel de um dos abordados, como um taco de beisebol, um spray de pimenta e uma algema. No veículo do segundo abordado os militares encontraram, ainda, uma espingarda calibre .12, com seis munições e três placas de fundo de carregadores de pistola. Os dois homens e todos os ilícitos encontrados foram apresentados na delegacia do município de Castanhal, para a realização dos procedimentos pertinentes ao caso.

WhatsApp Image 2024 08 28 at 23.08.560101010029082024IMG 1541 78910001 015Foto: PMPA

Igarapé-Açu

A segunda apreensão ocorreu por volta das 18h, após os militares do 19° Pelotão Destacado receberem uma denúncia sobre um homem que estaria exibindo uma arma de fogo em público. Com essas informações, a equipe deslocou até o Km 09 da PA-127, área localizada entre Igarapé Açu e Maracanã. No entanto, ao chegar ao local, o suspeito já havia se retirado.

Poucos minutos depois, durante rondas na Avenida Barão do Rio Branco, no centro da cidade, os militares localizaram o veículo do suspeito e realizaram a abordagem. Durante a inspeção, foi identificado um homem portando um revólver calibre .38 e cinco munições intactas do mesmo calibre. O indivíduo apresentava sinais evidentes de embriaguez, como odor alcoólico, dificuldade para manter a coordenação motora e olhos avermelhados. O homem admitiu o consumo de álcool aos agentes.

Diante da situação, ele foi conduzido à Delegacia de Igarapé Açu para o registro da ocorrência e para que fossem tomadas as medidas legais cabíveis.

WhatsApp Image 2024 08 28 at 23.12.040101010029082024IMG 1541 78910001 01Foto: PMPA