Em seu compromisso com a segurança pública, a Polícia Militar busca assiduamente promover um ambiente mais tranquilo, a fim de somar com a ordem pública em todo o Estado. Nesse contexto, destaca-se o policiamento preventivo e ostensivo nas ruas, que ao ser elaborado com um planejamento tático e operacional, visa interromper qualquer prática ilegal, como por exemplo, o tráfico de drogas, o porte ilegal de armas de fogo, entre outras atividades ilícitas.
Nesse sentido, nesta quinta e sexta-feiras (29 e 30), agentes que integram o 31° Batalhão de Polícia Militar (31° BPM), Unidade subordinada ao Comando de Policiamento Regional IX (CPR IX), no decorrer de rondas ostensivas, efetuaram a apreensão de três porções de drogas, quatro armas de fogo e munições nos municípios de Igarapé-Miri e Acará.
A ação iniciou após a guarnição receber uma denúncia anônima, nesta quinta-feira (29), informando que um homem foragido da justiça estaria transitando no município de Igarapé-Miri. Diante das informações, a equipe de policiais militares, juntamente com a Polícia Civil, realizaram as buscas, contudo, não lograram êxito em encontrar o suspeito. Ao longo do patrulhamento, os moradores da região afirmaram já ter visto o indivíduo e foram encontradas duas espingardas abandonadas na área.
Num segundo momento, na madrugada desta sexta-feira (30), a guarnição recebeu uma denúncia anônima, relatando que estaria acontecendo a comercialização de entorpecentes na região do Acará, especificamente na rodovia PA- 252 KM 05. Além disso, a denúncia mencionava que os três indivíduos ligados à ação criminosa, estariam portando armas de fogo. Por esta razão, a guarnição deslocou até o local indicado, e ao chegar, visualizou os indivíduos com as mesmas características citadas na denúncia.
Os suspeitos ao notarem a chegada das viaturas, efetuaram diversos disparos contra os policiais, empreendendo fuga. Diante disso, houve a necessidade da equipe se defender da agressão dos criminosos, contudo, durante a ação policial, um dos suspeitos ficou ferido. Após isso, o homem foi socorrido e levado até a Unidade de saúde mais próxima, porém, não resistiu aos ferimentos.
Os agentes encontraram com o suspeito, uma mochila contendo uma porção de substância análoga a oxi, duas porções de material similar a maconha, um revólver calibre 38, uma arma caseira calibre 28 e três munições. Além disso, foram apreendidas também, uma balança de precisão e R$ 82,00 em espécie. Todo o material foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Acará, para a realização dos procedimentos necessários.