A PMPA adota diversas estratégias de ação para combater a criminalidade, como o emprego de modalidades distintas de policiamento, considerando as especificidades das regiões. Ainda que seja na região metropolitana de Belém, o acesso às áreas deve ser facilitado, a fim de garantir celeridade na resposta ao cidadão. O motopatrulhamento, nesse contexto, reveste-se de especial importância por proporcionar agilidade na locomoção e permitir que o militar adentre ruas pouco ou inacessíveis para viaturas quatro rodas.
Em Castanhal, o motopatrulhamento do 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM) tem desenvolvido um trabalho de excelência na repressão de crimes diversos, entre os quais o tráfico de drogas. Na noite deste domingo (01), agentes da unidade, que é vinculada ao Comando de Policiamento Regional III (CPR III), apreenderam entorpecentes durante rondas pela Rua Manoel Maia. Um simulacro de arma de fogo também foi apreendido.
A ação decorreu da percepção dos militares referente a um indivíduo que tentou evadir quando viu que os agentes se aproximavam. Ele foi rapidamente alcançado, e durante a abordagem foi constatado que ele portava, nos bolsos da bermuda, a quantia de R$20,00 em espécie, além de 45 porções de uma substância análoga à maconha e 7 de material semelhante ao oxi.
Continuando as diligências, a equipe Falcão 02 localizou, na cintura do homem, um simulacro de arma de fogo. Diante da situação, o suspeito foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Castanhal, onde a autoridade policial de plantão procedeu conforme a lei.