A Operação Barreira é uma das estratégias de ação desenvolvidas pelas unidades da Polícia Militar do Pará, que visa fiscalizar veículos, a fim de identificar irregularidades, e abordar pessoas, garantindo a tranquilidade pública, por meio da intensificação da presença policial em pontos estratégicos, especialmente nas vias de acesso de entrada e saída de Belém e outras localidade. Durante a ação, os agentes fiscalizam o cumprimento das leis e previnem práticas delituosas, destacando a atuação preventiva da Corporação.
Na manhã do último domingo (01), militares do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), unidade vinculada ao Comando de Policiamento Especializado (CPE), prenderam duas pessoas durante o desenvolvimento da Operação Barreira na Alça Viária, em Marituba.
A guarnição realizava rondas pela Alça Viária, quando duas pessoas sinalizaram para os militares, que pararam a viatura e ouviram o relato da dupla. Eles informaram que dois homens estavam realizando roubos nas proximidades do aterro sanitário de Marituba. A equipe deslocou na direção indicada, onde localizaram duas vítimas dos criminosos. Eles informaram onde os infratores estariam e a guarnição conseguiu localizá-los. Um deles estava com a perna lesionada e o outro, que usava tornozeleira eletrônica, portava uma arma de fogo de fabricação artesanal calibre 12.
Com a chegada dos policiais, o indivíduo que portava o armamento apontou a arma na direção da guarnição, ocasionando um confronto. Para assegurar a integridade dos militares, eles dispararam contra os indivíduos, atingindo um deles na altura do abdômen. Ele foi socorrido e encaminhado, junto com o outro homem, ao hospital de urgência e emergência de Marituba. Na ação, a guarnição recuperou uma moto e dois celulares. Todo o material apreendido foi apresentado na Delegacia de Marituba.