Na manhã desta segunda-feira (2), ocorreu a formatura da turma “Cel QOPM Raquel França Rufino Barges”, do Curso de Formação de Oficiais (CFO). A cerimônia marcou o encerramento de um ciclo de três anos de intenso preparo e dedicação, onde os novos aspirantes a oficial foram preparados para o exercício da liderança na Corporação.
O Chefe do Estado-Maior Geral, Coronel Ariel, representou o Comandante-Geral, Coronel Dilson Júnior, na cerimônia, que foi prestigiada por oficiais e praças da PMPA, além dos familiares dos formandos. O ato marca um novo capítulo na trajetória profissional dos novos aspirantes a oficial, que diariamente enfrentarão o desafio de conduzir a tropa da melhor forma possível, empenhados em prol da segurança da sociedade paraense.
O Coronel Medeiros, comandante da Academia de Polícia Militar “Coronel Fontoura”, destacou a importância do curso, ressaltando o respeito à cidadania e aos direitos humanos como pilares fundamentais da formação. “Cada missão realizada serviu para moldar não apenas as habilidades, mas também o caráter que vocês levarão ao longo da carreira. Lembrem-se sempre de servir e proteger a sociedade paraense com excelência, pois a partir de hoje vocês são representantes da lei e da ordem”, afirmou.
Os novos aspirantes ingressaram na Academia de Polícia Militar Coronel Fontoura em setembro de 2021 e durante três anos de formação se dedicaram ao estudo sistemático e abrangente temas diversos, distribuídos em 74 disciplinas, que abrangeram 3.826 horas de instrução, com ênfase em áreas como Direito, Filosofia e Ciências Humanas. O objetivo foi forjar não apenas o conhecimento técnico, mas também comportamentos e atitudes éticas e humanizadas, fundamentais para o exercício da função de oficial da Polícia Militar do Pará.
Esta foi a última turma a concluir o curso com a duração de três anos. O Coronel Ariel enfatizou o significado da conquista: “Hoje, vocês podem se orgulhar de ter alcançado um feito notável. Foram três anos de sacrifícios e aprendizados. Saibam que não estão apenas concluindo um curso, mas assumindo uma missão sagrada. Ser oficial da Polícia Militar é mais que um título, é um compromisso com a segurança e com a comunidade paraense. Nada adianta se não capacitarmos as pessoas, elas são o mais importante”.
Com a formatura, os novos aspirantes a oficial estão preparados para assumir as funções com a responsabilidade e o compromisso que a carreira exige, após intestino treinamento, que incluiu o estágio supervisionado nas unidades operacionais, onde puderam ter contato com a tropa e exercer a liderança, sempre com respeito, técnica e legalidade.