O Estado do Pará está entre os locais mais seguros do país para viver. O status é decorrente da união de esforços e investimentos nas áreas social, de educação, saúde e segurança pública. A Polícia Militar do Pará desempenha papel expressivo nesse processo, considerando que realiza o policiamento ostensivo diariamente em todos os 144 municípios paraenses, adotando medidas pontuais e rotineiras de vigilância social, como as Operações Polícia Mais Forte e Controle.
Em agosto, mais um resultado pioneiro foi alcançado, onde os índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) foram, mais uma vez, reduzidos. Com 172 registros, o mês foi o agosto mais exitoso nessa diminuição, considerando a série histórica contabilizada desde 2010. Diante disso, ocorreu, nesta segunda-feira (02), reunião por videoconferência, onde o Comandante-Geral da PM, coronel Dilson Júnior, parabenizou todos os comandantes regionais pelo empenho e solicitou que as congratulações sejam repassadas à tropa, que diariamente atua no Estado, com competência e compromisso com a segurança social.
O gestor frisou a importância das melhorias estruturais para proporcionar ao efetivo condições dignas de trabalho. “Somos um time vencedor! Temos conquistado melhorias em todos os aspectos para a Corporação, o que reflete na forma como o efetivo se empenha nas ruas. O planejamento operacional coordenado pelo Departamento Geral de Operações, alicerçado pelas informações constantes do nosso Centro de Inteligência, somado à capacitação da tropa e modernização de equipamentos, tem feito a diferença. Continuaremos a nos empenhar em fazer melhor a cada dia em prol da sociedade paraense”, assinalou o Comandante-Geral.
A valorização dos recursos materiais e humanos resulta em qualidade de vida para os profissionais, que exercem a profissão em ambiente seguro e salubre, o que, por sua vez, reflete na excelência do trabalho ofertado aos paraenses. O emprego estratégico do efetivo, distribuído com base em estatística criminal qualificada, além da adoção de ações que aumentam a visibilidade e a fiscalização, têm permitido retirar drogas e armas das ruas. Isso proporciona um ambiente mais seguro para todos.
O Governador do Estado, Helder Barbalho, participou da reunião, onde fez questão de parabenizar a Polícia Militar pelo excelente trabalho que vem realizando. “Cada comandante, na esfera de competência que exerce, identifica vulnerabilidade e atua para resolver a questão. E isso tem resultado em mais segurança por todo o Pará. Parabenizo a cada um pelo empenho e os convoco a continuarem com esse compromisso, que tem refletido positivamente para a sociedade”.
A cada mês, o comando da Corporação reúne com os comandantes regionais para avaliar os resultados das ações estratégicas e alinhar novas medidas, conforme as especificidades de cada região, sempre coordenados com os demais órgãos que integram o Sistema de Segurança Estadual, para que, fortalecidos, possam atuar de forma contundente para reduzir ainda mais a criminalidade no Estado.