Na última segunda-feira (2), equipes do 10° Batalhão de Polícia Militar (10° BPM), unidade que integra o Comando de Policiamento da Capital II (CPC II), prenderam um homem por tráfico de drogas no distrito de Icoaraci, em Belém.
A unidade tem despendido esforços para promover a segurança dos moradores da região, com a adoção de medidas estratégicas, voltadas à prevenção, em primeiro plano, e à repressão, como consequência do policiamento ostensivo diário. A prisão realizada pelo efetivo do 10º BPM resultou de ações de radiopatrulhamento preventivo na Baixada Fluminense, quando os agentes foram informados por transeuntes que um casal estaria comercializando entorpecentes na rua Vicente de Paula.
A PM deslocou até o local, onde identificou um homem com as mesmas características físicas, conforme relatado na descrição da denúncia. No momento em que tentaram se aproximar dele para proceder à abordagem e busca pessoal, os militares foram surpreendidos pela tentativa de fuga do suspeito, que acabou sendo alcançado e devidamente revistado.
Cerca de 80 embalagens de substância semelhante à maconha foram apreendidas dentro de uma sacola plástica que o homem carregava. Diante das evidências, o caso foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Icoaraci, onde o suspeito foi autuado por tráfico de drogas.
A ação demonstra que o 10° BPM (Batalhão Alvorada), assim como as demais unidades operacionais da PMPA, tem intensificado cada vez mais as ações preventivas e repressivas na área de circunscrição em que atua, a fim de coibir e reprimir o tráfico de drogas e outros crimes na capital paraense. Na denúncia, narrava-se que uma mulher também estaria envolvida na ação criminosa. Buscas continuam a serem realizadas para localizá-la e prendê-la.