A cidade de Belém apresenta o Centro de Memória da Polícia Militar, local responsável por abrigar documentos, pinturas, armamentos e comunicadores que relatam a história de 205 anos da Briosa de Fontoura. A Unidade que fica no bairro Reduto, situada no Complexo Histórico Tiradentes, ratifica o papel fundamental na conservação e resguardo histórico-cultural da instituição policial.
Nesse contexto, na manhã da última quarta-feira (4), 36 alunos do 9° ano Bravo, da instituição educacional Padre Pietro Gerosa, colégio onde funciona o Programa de Supervisão Militar Educacional (SUME), realizaram uma visita ao centro histórico. Na ocasião, os estudantes puderam conhecer e entender grande parte da história da Polícia Militar do estado do Pará, patrimônio do povo paraense por mais de dois séculos.
Durante o passeio, os alunos fizeram uma imersão na história e conheceram os detalhes sobre o surgimento da Polícia Militar, incluindo as diferentes nomeações que adquiriu ao longo dos anos, a exemplo disso, o Corpo de Polícia, que lhes foram também apresentadas as fardas e devidos armamentos que portavam nessa época.
A experiência inovadora proporcionada pelo Centro de Memória foi de extrema importância, conduzindo os estudantes a compreender a trajetória da PMPA, assim como entender a necessidade de preservar o patrimônio sócio-cultural do Pará.