Na sociedade contemporânea em que a população está inserida, um dos grandes desafios enfrentados pela segurança pública é o combate ao tráfico de drogas, considerando as demais vertentes ligadas a esse crime que transpõe os limites estaduais e nacionais. Consoante a isso, a Polícia Militar vem potencializando ações rotineiras de repressão ao crime organizado.
Alinhados nesse pensamento, na última quinta-feira (05), agentes do 10º Batalhão de Polícia Militar (10º BPM), empregaram ações pontuais de policiamento ostensivo no Distrito de Icoaraci, situado na Região Metropolitana de Belém. Em ocorrências distintas, duas pessoas foram presas e entorpecentes foram apreendidos.
Por volta das 15h, durante rondas no entorno da Vila dos Inocentes II, os agentes foram informados, através de relatos de populares, que naquela área estaria um homem foragido da justiça, havendo mandado de prisão em aberto em desfavor dele. Ao ser feita a averiguação do relatado, as equipes do recobrimento policial localizaram o indivíduo. Em consulta ao Sistema de Monitoramento de Prisões, foi constatado o mandado de prisão contra o suspeito. Diante disso, ele foi encaminhado à Delegacia de Icoaraci, onde foram realizadas as medidas pertinentes ao caso.
O segundo caso ocorreu à noite, no bairro Paracuri, nas imediações de uma área irregularmente ocupada, conhecida como “Invasão do Pac”. As guarnições foram acionadas por um cidadão, que informou sobre um homem, trajando camisa azul, estar traficando ilícitos no entorno da Invasão do Pac, localizada no final da Rua 8 de maio.
Rapidamente, as viaturas diligenciaram até o endereço indicado, onde visualizaram um indivíduo, com as mesmas características repassadas, entregando um saco plástico a outra pessoa. Os agentes se aproximaram da dupla, momento em que um deles, aquele que recebia a embalagem, conseguiu evadir. Após ser feita uma busca pessoal no outro homem, foram encontrados, no bolso do calção dele, dois sacos contendo 30 unidades de uma substância similar à maconha.
Questionado sobre a procedência dos ilícitos, o abordado confessou que os traficava. Diante da materialidade, o suspeito, juntamente com todo o material apreendido, foi encaminhado à Delegacia de Icoaraci, onde a autoridade policial de plantão adotou as medidas cabíveis à situação flagrancial.