Em um esforço contínuo de prevenção ao uso de drogas entre crianças e adolescentes, militares do 48º Batalhão de Polícia Militar (48º BPM), Unidade vinculada ao Comando de Policiamento Regional III (CPR III), realizaram, na manhã desta quinta-feira (5), uma ação educativa do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD).
A atividade ocorreu na Escola Ipitinga, com os alunos da turma do 5° ano A, e na Escola Lauris dos Santos, onde participaram os alunos do 5° ano A e B. As aulas, que fazem parte da Lição 2 do programa de prevenção, abordaram o tema "Informações sobre drogas para tomada de decisão responsável".
Durante os encontros, os militares Sargento Fransuel e Jacilene, abordaram os perigos do uso de substâncias como o álcool e o cigarro, destacando os efeitos nocivos à saúde física e mental. O objetivo da iniciativa foi conscientizar os alunos sobre as consequências do consumo dessas substâncias, promovendo a tomada de decisões responsáveis desde cedo sobre o tema.
O Proerd, que surgiu com base no programa Drug Abuse Resistance Education (D.A.R.E), emergido em meados dos anos 80 nos Estados Unidos, faz parte dos programas preventivos realizados pela Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCDH), visando alertar sobre os riscos envolvidos no uso de drogas, lícitas e ilícitas, a fim de incentivar no público infanto-juvenil a tomada de decisão responsável, com foco em aspectos pessoais e coletivos.