Contagiados pelo sentimento de civismo e patriotismo, homens e mulheres de diversas unidades da Polícia Militar do Pará participaram, na manhã deste sábado (7), do desfile cívico-militar realizado no bairro Batista Campos, em Belém, alusivo aos 202 anos da Independência do Brasil.
A data remete ao ano de 1822, quando Dom Pedro I proclamou a Independência do Brasil às margens do Rio Ipiranga, dando início à trajetória do Estado brasileiro, desvinculado de Portugal. Desde então, tem sido construída uma história única, em um país vibrante, composto por um povo trabalhador e diversificado, que traz no cerne a beleza das diferenças, marcadas pelas lutas em prol da conquista de direitos.
Presidida pelo Governador do Estado, ao lado da Vice-Governadora, a cerimônia deste ano foi coordenada pela Marinha do Brasil e, além da Corporação Bicentenária de Fontoura, o momento contou com a participação de militares do Exército Brasileiro (EB), Força Aérea Brasileira (FAB) e de diversos órgãos estaduais, municipais e federais, como o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF), entre outras entidades.
Uma ambulância do Corpo Militar de Saúde, 17 viaturas policiais militares, 15 motocicletas, 09 diciclos, 01 condutor de tropa e 01 veículo Simulador de tiro, todos empregados pela Polícia Militar nos serviços ordinário, extraordinário, suporte logístico e de saúde, além de treinamento, foram apresentados ao público como parte ilustrativa do potencial motorizado da Corporação, que passou recentemente por um processo de modernização.
Tropas do Comando de Policiamento Especializado (CPE), Ambiental (CPA), de Missões Especiais (CME), da Banda de Música e de outras unidades da PMPA foram fortemente aplaudidas pelas crianças e pelos adultos que acompanhavam de perto a passagem da PMPA na avenida Presidente Vargas, elevando e abrilhantando ainda mais o desfile cívico-militar que, além de reunir autoridades civis e militares, foi prestigiado com entusiasmo e alegria por centenas de pessoas que aproveitam esse dia para reunirem a família em um dos feriados mais importantes para os brasileiros.
Ao todo, 372 policiais militares compuseram o grupamento a pé da Polícia Militar, sendo 50 da Banda de Música, 52 da junção do CPC I, CPC II e CPRM, 52 do CPE, outros 52 do CPA, 38 do BOPE, 52 da Rotam, 38 do BAC e 38 do CMS.
O evento foi encerrado após a passagem do Regimento de Polícia Montada (RPMont) da PMPA, a Cavalaria, unidade que integra o CME e que desfilou com 24 conjuntos compostos por homens e cavalos equipados. O RPMont realiza ações em eventos esportivos, manifestações populares e em operações policiais de repressão à violência, usando técnicas específicas no policiamento preventivo e repressivo.
A unidade é a mais antiga e tradicional da Corporação, e encerrou com chave de ouro o desfile, enaltecendo o nome da Briosa de Fontoura, sendo ovacionada pelos presentes.