Contagiados pelo sentimento de civismo e patriotismo, homens e mulheres de diversas unidades da Polícia Militar do Pará participaram, na manhã deste sábado (7), do desfile cívico-militar realizado no bairro Batista Campos, em Belém, alusivo aos 202 anos da Independência do Brasil.
A data remete ao ano de 1822, quando Dom Pedro I proclamou a Independência do Brasil às margens do Rio Ipiranga, dando início à trajetória do Estado brasileiro, desvinculado de Portugal. Desde então, tem sido construída uma história única, em um país vibrante, composto por um povo trabalhador e diversificado, que traz no cerne a beleza das diferenças, marcadas pelas lutas em prol da conquista de direitos.
Presidida pelo Governador do Estado, ao lado da Vice-Governadora, a cerimônia deste ano foi coordenada pela Marinha do Brasil e, além da Corporação Bicentenária de Fontoura, o momento contou com a participação de militares do Exército Brasileiro (EB), Força Aérea Brasileira (FAB) e de diversos órgãos estaduais, municipais e federais, como o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF), entre outras entidades.
FOTO:PMPA
Uma ambulância do Corpo Militar de Saúde, 17 viaturas policiais militares, 15 motocicletas, 09 diciclos, 01 condutor de tropa e 01 veículo Simulador de tiro, todos empregados pela Polícia Militar nos serviços ordinário, extraordinário, suporte logístico e de saúde, além de treinamento, foram apresentados ao público como parte ilustrativa do potencial motorizado da Corporação, que passou recentemente por um processo de modernização.
FOTO:PMPA
Tropas do Comando de Policiamento Especializado (CPE), Ambiental (CPA), de Missões Especiais (CME), da Banda de Música e de outras unidades da PMPA foram fortemente aplaudidas pelas crianças e pelos adultos que acompanhavam de perto a passagem da PMPA na avenida Presidente Vargas, elevando e abrilhantando ainda mais o desfile cívico-militar que, além de reunir autoridades civis e militares, foi prestigiado com entusiasmo e alegria por centenas de pessoas que aproveitam esse dia para reunirem a família em um dos feriados mais importantes para os brasileiros.
Ao todo, 372 policiais militares compuseram o grupamento a pé da Polícia Militar, sendo 50 da Banda de Música, 52 da junção do CPC I, CPC II e CPRM, 52 do CPE, outros 52 do CPA, 38 do BOPE, 52 da Rotam, 38 do BAC e 38 do CMS.
FOTO:PMPA
FOTO:PMPA
O evento foi encerrado após a passagem do Regimento de Polícia Montada (RPMont) da PMPA, a Cavalaria, unidade que integra o CME e que desfilou com 24 conjuntos compostos por homens e cavalos equipados. O RPMont realiza ações em eventos esportivos, manifestações populares e em operações policiais de repressão à violência, usando técnicas específicas no policiamento preventivo e repressivo.
FOTO:PMPA
A unidade é a mais antiga e tradicional da Corporação, e encerrou com chave de ouro o desfile, enaltecendo o nome da Briosa de Fontoura, sendo ovacionada pelos presentes.