Na manhã desta segunda-feira (9), militares do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) ministraram capacitação para quatro policiais do Regimento de Polícia Montada (RPMont), recentemente lotados na Unidade, onde foram abordados o uso de instrumentos de menor potencial ofensivo (IMPO).
O treinamento teve como objetivo preparar os agentes para o uso de granadas policiais, munições de impacto controlado e espargidores, visando reduzir o risco de lesões graves em operações de segurança pública. O RPMont participa ativamente de eventos desportivos, reintegrações de posse, desinterdição de vias, entre outros, o que exige o emprego de equipamentos específicos, a fim de ocasionar o menor prejuízo possível em caso de necessidade de uso.
A instrução foi composta por módulos teóricos e práticos, proporcionando aos policiais uma compreensão completa sobre os IMPO’s e a aplicação dos instrumentos em situações de conflito. O treinamento integra o currículo de capacitação do Comando de Missões Especiais (CME) e reafirma o compromisso da Corporação com a qualificação contínua dos agentes, garantindo maior segurança e eficiência nas operações.
A Polícia Militar do Pará tem priorizado o ensino dos policiais como fator que conferirá a técnica necessária para atuarem em conflitos simples e complexos, proporcionando os meios materiais adequados a cada situação. O uso de instrumentos de menor potencial ofensivo atende à recomendação oriunda da Portaria Interministerial nº. 4.226/2010 e do Decreto Estadual nº 204/2012, ambos referentes ao uso da força e arma de fogo por agentes de segurança, com supedâneo em documentos internacionais sobre o tema.