CPA e FUNSAU: Em visita técnica, PM articula novas estratégias de policiamento e modernização de Unidades

WhatsApp Image 2024 09 10 at 17.23.44 1100920241eqw21weeeeeeeeeeeeeeeeee0000000000000001Foto: SD Renata Costa

A segurança pública do Pará tem sido alçada, desde 2019, a um patamar qualificado, que a tem tornado referência entre os mais promissores sistemas de segurança estadual do Brasil. No que tange à Polícia Militar, a execução dessa pasta tem sido consubstanciada em investimentos que atingem todos os níveis da Corporação, a exemplo das capacitações da tropa, reestruturação predial das unidades, bem como a aquisição de armamentos, viaturas e aparato tecnológico necessário para ofertar um serviço de excelência ao povo paraense.

Seguindo esse panorama, na manhã desta terça-feira (10), ocorreu visita em duas Unidades que estão passando por reformas, sendo elas o Comando de Policiamento Ambiental (CPA) e o Fundo de Saúde da Polícia Militar (FUNSAU). Na ocasião, o Comandante-Geral da PM, Coronel Dilson Júnior, reuniu-se com os comandantes das referidas unidades para abordar estratégias de policiamento, modernização e reestruturação das duas unidades, a fim de que sejam equipadas para oferecer as melhores condições de trabalho ao efetivo, além da acessibilidade aos públicos interno e externo.

Em um primeiro momento, foi traçado um plano de ação no CPA, visando esmiuçar novas táticas de policiamento voltadas à proteção do meio ambiente, reforçando a estrutura material e humana da Unidade, por meio de investimentos incorporados na obtenção de equipamentos de ponta, bem como na capacitação da tropa, uma vez que os agentes do BPA são responsáveis por operar os itens tecnológicos, a exemplo dos drones, em operações de pequeno, médio e grande porte.

“Em 2025, Belém sediará uma das principais conferências do mundo, que tratam sobre as mudanças climáticas, a COP-30. Visando isso, o Comando de Policiamento Ambiental passará por uma reestruturação tanto na parte física, com a modernização predial de unidades, perpassando pela aquisição de equipamentos novos, a exemplo de armamentos, drones e outros itens essenciais para o dinamismo do serviço. Para tanto, toda a tropa do CPA será qualificada, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), para que os agentes sejam credenciados na confecção do auto de infração ambiental, aplicando a lei no combate a crimes ambientais e outros delitos de menor potencial ofensivo. Com essas estratégias pontuais, a Polícia Militar corrobora ativamente com a segurança pública e, sobretudo, com a proteção e preservação ambiental”, destacou o Comandante-Geral.

WhatsApp Image 2024 09 10 at 17.23.44 1100920241eqw21weeeeeeeeeeeeeeeeee00000000000000012Foto: SD Renata Costa

CPA

O CPA é o órgão com circunscrição em todo o Estado, responsável pela preservação do meio ambiente através de ações integradas com outros órgãos públicos e/ou segmentos sociais. Para isso, celebra convênios e parcerias com os diversos entes nas esferas federal, estadual e municipal, além dos privados. Ao CPA estão subordinados: Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Companhia Independente de Polícia Fluvial (CIPFLU) e 1ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (1ª CIPAMB-Santarém).

As ações de fiscalização ambiental promovidas pelo IBAMA, ICMBio e outros entes dotados de poder de polícia ambiental, recebem integral apoio do CPA. Entre as medidas, podem ser citadas a operação Tabuleiro do Embaubal e a operação Amazônia Viva.

FUNSAU

O Fundo de Saúde da Polícia Militar (FUNSAU), em busca de modernização, que resulta em melhorias no local de trabalho e na qualidade dos serviços prestados aos usuários e dependentes, está alinhado ao Plano Estratégico da PMPA, especificamente no objetivo 16, "Promover a saúde biopsicossocial dos Policiais Militares", do referido documento. Nesse contexto, encontra-se em andamento o projeto para construção da nova sede, localizada na Travessa Lomas Valentinas, entre as Avenidas Pedro Miranda e Marquês de Herval (antigo 1º BPM), com previsão de conclusão da obra para 2025.

‘Já estamos concluindo a documentação que diz respeito à construção da nova sede do FUNSAU, o que irá aprimorar, sobretudo, a questão do atendimento às demandas de saúde dos policiais militares, bem como dos dependentes vinculados a eles. Ampliaremos os serviços, reformulando um novo local mais completo e robusto, ratificando o ideal advindo do nosso Comandante-Geral, qual seja o de promover uma estrutura de ponta para que o nosso efetivo esteja com a saúde em dia para a execução dos serviços diários de segurança pública”, afirmou o diretor do Funsau, Coronel Capistrano.

O FUNSAU é um órgão referencial nos serviços voltados para a saúde dos militares estaduais contribuintes da ativa, inativos e dependentes deles. Atualmente, o Fundo de Saúde assiste em média 42.000 vidas, tanto na capital como no interior. Previsto por meio de lei, desde 1973, o Fundo tem como finalidade o provimento e gerenciamento dos recursos necessários à manutenção do sistema de saúde das Corporações militares do Estado do Pará, visando a assistência à saúde.

WhatsApp Image 2024 09 10 at 17.23.44 1100920241eqw21weeeeeeeeeeeeeeeeee00000000000000014Foto: SD Renata Costa

WhatsApp Image 2024 09 10 at 17.23.44 1100920241eqw21weeeeeeeeeeeeeeeeee00000000000000013Foto: SD Renata Costa

 

 

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

Sic- serviço de informação ao cidadão

  • Contato : (91) 98584-1522

  • Sic@pm.pa.gov.br

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.