A saúde do policial é fator essencial para o desempenho das funções e também reflete na progressão funcional do militar que, ao ingressar em quadro de acesso à promoção, deve apresentar exames e realizar teste de aptidão física. Além disso, a prática de esportes pode melhorar a capacidade cognitiva, a autoestima e pode ajudar a reduzir a ansiedade, o estresse, e a melhorar o sono.
Diante dessas evidências, a Polícia Militar do Pará, por meio do Batalhão de Operações de Policiais Especiais (BOPE), realizará, em novembro deste ano, a 3ª edição do “BOPE Sunset Run” (corrida pôr-do-sol), em Belém.
Na primeira edição do evento, em 2022, a competição reuniu cerca de 1,3 mil pessoas. Em 2023, 2 mil atletas foram inscritos e a expectativa para este ano é que o quantitativo chegue a 3 mil corredores de rua, o que tornará a corrida do BOPE a 2ª maior em número de participantes de Belém, atrás somente da corrida do Círio, realizada anualmente, no mês de outubro, durante as festividades da Quadra Nazarena.
“A ideia é fomentar a prática de educação física, por meio da corrida de rua, a qual é acessível para todas as classes sociais, valorizando a incessante busca pela qualidade de vida, através da saúde corporal e mental”, explica o Major Rocha, comandante do BOPE.
A competição é aberta ao público e será realizada no dia 9 de novembro, com previsão de largada às 17h30m, em frente ao Complexo Operacional da PM, na avenida Brigadeiro Protásio. O percurso terá início na Avenida Brigadeiro Protásio, se estendendo pela Avenida Júlio César, que dá acesso ao Aeroporto Internacional de Belém, retornando no elevado na Avenida Pedro Álvares Cabral, finalizando com os corredores "runners" regressando para o local de partida.