A erradicação da criminalidade é um dos objetivos da Polícia Militar do Pará. Tal objetivo advém do planejamento estratégico da Corporação, cujo documento em vigência abrange o período de 2015 a 2025, e considera a capacidade técnica e operacional dos agentes, que diuturnamente atuam para a manutenção da ordem pública em todo o Estado.
Nesse contexto, na tarde desta quarta-feira (11), militares do Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (ROTAM), Unidade vinculada ao Comando de Missões Especiais (CME), realizaram a apreensão de entorpecentes, arma de fogo e aparelhos celulares no bairro Pratinha, em Belém.
Como um dos meios mais eficazes de repressão ao crime, as denúncias anônimas são de extrema importância para a atuação policial. A ocorrência em tela, nesse viés, iniciou após o relato de um cidadão a respeito de motos supostamente roubadas, que estariam estacionadas na frente de um imóvel situado nas proximidades da Avenida Arthur Bernardes.
Os policiais deslocaram até o endereço informado, onde notaram uma movimentação estranha em frente a uma residência. Com a aproximação dos agentes, dois indivíduos que estavam no local tentaram evadir, sendo que um deles efetuou disparo de arma de fogo contra a guarnição. Diante da agressão injusta e iminente, os militares reagiram, atingindo o criminoso.
Imediatamente, os policiais prestaram socorro ao indivíduo, levando-o até o hospital mais próximo, onde a equipe médica constatou que ele não resistiu ao ferimento. Enquanto isso, outra equipe diligenciava para localizar o outro suspeito, mas sem êxito. No local da abordagem, foram encontrados 16 (dezesseis) invólucros de substância semelhante ao óxi, 01 (um) revólver calibre .38, com 4 (quatro) munições do mesmo calibre, e 07 (sete) aparelhos celulares.
Diante dos fatos, os materiais apreendidos foram direcionados até a Delegacia do Tapanã para os devidos procedimentos legais.