Para aumentar a segurança da sociedade e reforçar as ações de policiamento nos municípios que compõem a Região Metropolitana de Belém (RMB) e interiores, a Polícia Militar tem desenvolvido estratégias que englobam tanto a utilização de militares do efetivo das unidades de área quanto de equipes de unidades especializadas, que atuam em complemento ao esforço policial ordinário.
Entre os Batalhões que atuam diariamente nesse contexto, estão o Batalhão Ações com Cães (BAC), Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), Regimento de Polícia Montada (RPMont) e o Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (Rotam), todos subordinados ao Comando de Missões Especiais (CME).
Em decorrência dessa união de esforços, durante uma abordagem realizada por uma equipe da Rotam no bairro Batista Campos, em Belém, os agentes conseguiram prender uma mulher e apreender entorpecentes.
Os militares realizavam reforço ao policiamento na área de circunscrição do 20⁰ Batalhão, quando um cidadão informou que uma mulher estaria comercializando entorpecentes na rua São Silvestre. Com apoio de outras equipes da Rotam, foi organizado um cerco e durante as diligências uma mulher com as mesmas características repassadas na denúncia foi localizada.
Ela tentou fugir quando viu os militares, contudo foi abordada. Com ela foram encontrados 1.196 papelotes de material semelhante à cocaína e a quantia de R$500,00 em espécie. A suspeita e os materiais apreendidos foram encaminhados para a Seccional Urbana de São Brás, onde a mulher foi autuada pelo crime de tráfico de drogas.