O Comando de Policiamento Especializado (CPE), setor subordinado ao Departamento Geral de Operações, é responsável por agir de forma técnica na manutenção da ordem pública, mediante ações preventivas e repressivas de policiamento nas esferas turística, educacional, eventos, assistencial, trânsito, guarda e rural. Somado a isso, o CPE atua ostensivamente em grandes operações, por meio das unidades subordinadas, e os agentes são capacitados para atuar em eventos de alta complexidade, que demandam um treinamento específico pelo público expressivo que reúnem.
Sob essa análise, na manhã deste domingo (15), militares do Batalhão de Polícia Turística (BPTur), Unidade vinculada ao CPE, realizou o policiamento preventivo e ostensivo no evento "Treinamento do grupo folclórico Arrastão do Pavulagem", que ocorreu na Avenida Boulevard Castilho França com a Avenida Presidente Vargas. No local, aproximadamente 110 participantes, entre eles, integrantes do grupo folclórico e espectadores.
Historicamente, o grupo musical regional “Arrastão do Pavulagem” surgiu em 1987, com a finalidade de divulgar e valorizar a cultura da Região Norte. Devido a isso e às diversas demonstrações culturais da equipe, em 2017, o Arraial do Pavulagem foi considerado Patrimônio Cultural de Belém, por promover arrastões juninos, com ritmos, danças e religiosidade, onde apreciadores e brincantes percorrem o centro comercial de Belém nos meses de junho e julho.
Pela grandiosidade desses momentos, as reuniões costumam aglomerar um número expressivo de pessoas, todas buscando diversão com segurança. Isso implica na realização de estratégias de policiamento específicas, voltadas a assegurar um ambiente seguro para os participantes.
Com o intuito de aperfeiçoar a atuação em eventos dessa natureza, o BPTur, na manhã desta segunda-feira (16), realizou a capacitação de 11 policiais militares para o uso de câmeras corporais (BodyCam). O equipamento permite a captura de imagens das abordagens realizadas, com alta definição, e os registros são monitorados em tempo real e ativados de forma remota pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).
Essa medida auxilia no policiamento, conferindo segurança jurídica para os brincantes, ao mesmo tempo em que respalda a ação dos policiais. Tal preparo reforça o compromisso da Bicentenária Polícia Militar do Pará na manutenção da ordem pública, observando na atuação dos agentes a técnica e a legalidade.
Em um mundo cada vez mais conectado, a segurança pública avança e se moderniza, inserindo apartos tecnológicos como ferramentas auxiliares do policiamento, visando sempre a transparência e a ética no agir das Instituições. A PMPA tem buscado se adequar a esse cenário, priorizando, nesse sentido, a qualificação e o ensino como fatores consolidadores do Estado democrático de Direito.