Uma das estratégias utilizadas pela Polícia Militar do Pará para garantir a efetividade e eficiência das ações de combate à criminalidade em todas as regiões do Estado, além dos investimentos em equipamentos e nas estruturas funcionais, é a constante capacitação dos agentes. Com esse aperfeiçoamento contínuo, a Corporação possibilita que o efetivo consiga atuar com efetividade e excelência nas diversas modalidades de policiamento desenvolvidas pela PM.
A qualificação abrange capacitações na própria Instituição ou em Instituições de outros Estados ou outros países. A PM se certifica que oferece um serviço de qualidade para a sociedade paraense. Um exemplo de parceria com outros órgãos, para promover a disseminação de conhecimento técnico entre os policiais militares, ocorreu entre os dias 09 e 13 de setembro, quando a Marinha do Brasil, por meio da Companhia dos Portos da Amazônia Oriental, ministrou o Curso Especial para a Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP).
No total, 20 policiais militares, sendo dez do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), dois do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) e oito agentes da Companhia Independente de Polícia Fluvial (CIPFlu), além de um oficial do Exército Brasileiro (EB).
Durante as aulas ministradas, os alunos participaram de disciplinas sobre noções de navegação, conhecimentos gerais sobre embarcações, manobras, legislação, segurança, sobrevivência, responsabilidades e mecânica de motores, entre outras. Após a conclusão do curso, todos foram habilitados para a condução de embarcações com até 08 metros de comprimento durante o serviço e missões institucionais.
Além de capacitar os militares para enfrentar com destreza todas as dificuldades impostas pelos inumeros rios da região amazônica, a iniciativa também faz parte do cronograma de ações que antecedem a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima - COP30, e objetiva qualificar os policiais militares para atuar nas diferentes formas de policiamento, tendo em vista as peculiaridades e a cultura do território amazônico.