O 1º Batalhão de Polícia Rural (1° BPR) é uma Unidade de extrema importância na estrutura da Polícia Militar do Pará. O BPR está localizado na Rodovia Transamazônica, na Vila São José, e foi inaugurado em 19 de agosto de 2022, com efetivo inicial de 50 policiais militares, todos capacitados no 1º Curso de Patrulha Rural Georreferenciada.
Considerando as especificidades do Estado do Pará, que possui regiões rurais extensas, a criação do 1° BPR se justifica pela necessidade de oferecer um atendimento mais célere às demandas dos moradores dessas localidades, com o objetivo de integrar a Polícia Militar à comunidade rural. O projeto ainda tem o diferencial de usar novas tecnologias para facilitar o patrulhamento nas vias rurais e, consequentemente, melhorar o serviço que é realizado.
Diante disso, na noite da última quinta-feira (12), o Comando de Policiamento Especializado (CPE) celebrou o 2º Aniversário do 1º BPR, em Marabá, no bairro Nova Marabá. Na ocasião, houve a entrega de Certificados de Amigo do 1º Batalhão de Polícia Rural para autoridades civis e militares, que constantemente atuam, de forma direta e indireta na missão efetiva do BPR. O ato visou reconhecer o trabalho realizado com excelência pelos agraciados. Além disso, ocorreu a entrega de Condecorações aos militares, incluindo Medalhas por tempo de serviço, a Tiradentes, além da Láurea do Mérito Pessoal.
O comandante do 1º BPR ressaltou que “Nesses dois anos de criação do Batalhão Rural houve uma significativa baixa dos índices da criminalidade nas áreas rurais. Já são mais de 2.250 propriedades cadastradas em toda região sul e sudeste do Estado”.
Isso denota a eficiência da unidade em bem cumprir a missão de levar segurança a essa áreas, consideradas de difícil acesso. O comandante do CPE frisou que "Foi colocada em prática a alteração da lei institucional referente aos Batalhões Rurais, permitindo que começasse a atuação. Hoje os Batalhões Rurais de Marabá e Castanhal tem mais de 2 mil cadastros de propriedades. Esse cadastro não é simplesmente uma placa. É através desse registro que esse morador, produtor, tem acesso direto às equipes de trabalho.”
Ao final, o Secretário de Governo ressaltou que “ o Batalhão Rural, foi tão importante na pacificação do campo nesses 02 anos, em relação aos homicídios do setor rural, a região teve um déficit, uma queda de 31 % na violência do setor rural em todos os 34 municípios que faz parte do nosso Batalhão”.
Os Batalhões Rurais usam o georreferenciamento para identificar a localização das propriedades cadastradas, e com isso chegarem mais rapidamente em caso de acionamento do morador. Isso tem feito a diferença no serviço prestado aos produtores rurais.