O 24º Batalhão de Polícia Militar (24º BPM) é uma unidade militar vinculada ao Comando de Policiamento da Capital II (CPC II), responsável pelas ações policiais nos bairros Tapanã, Benguí, Cabanagem e parte do Coqueiro.
Para garantir a segurança da população que reside nessas regiões da capital paraense, o 24º BPM tem intensificado as estratégias de policiamento, realizando diariamente diversas operações para evitar o cometimento de ações delituosas. Além disso, incentiva constantemente a participação da comunidade no combate a crimes como o tráfico de drogas, por meio de denúncias, onde são repassadas informações qualificadas.
Para isso, são disponibilizados vários canais de comunicação para que as pessoas possam fazer denúncias, sem a necessidade de revelar a identidade. Um exemplo da efetividade da parceria entre a comunidade e o 24º BPM ocorreu no início da tarde desta terça-feira (17), quando os militares realizavam rondas na rua Benjamim, no bairro Cabanagem, em Belém.
Os agentes foram informados por transeunte que, em uma área conhecida como comunidade do sabão, um homem estaria comercializando entorpecentes. Na denúncia, constavam descrições do local e as características físicas do suspeito. Imediatamente, e com apoio de outras equipes da unidade, um cerco foi organizado para verificar o fato relatado.
Ao se aproximarem do endereço indicado, os militares notaram um homem com as mesmas características físicas repassadas pelos denunciantes, que tentou fugir ao ver os agentes, porém teve a ação frustrada. Durante a abordagem nele, foram encontrados 1.545 papelotes de material similar à pasta base de cocaína, dois rádios comunicadores e uma balança de precisão.
Após a constatação da ação criminosa, o suspeito e todo o material apreendido foram encaminhados para a delegacia de Polícia Civil da Cabanagem, onde o homem foi autuado pelo crime de tráfico de drogas.