Com o propósito de reduzir as taxas de criminalidade no município de Parauapebas, envolvendo principalmente crimes como a incidência do tráfico de drogas, que resulta na prática de diversas outras ações delituosas, a Polícia Militar tem intensificado as ações repressivas na região, buscando levar maior sensação de segurança aos moradores. Uma estratégia que tem se mostrado fundamental para o êxito das operações, nesse viés, é a eficácia do policiamento ostensivo com a realização de barreiras e abordagens nas vias com maior circulação de carros e pessoas.
Diante disso, equipes do 23º Batalhão de Polícia Militar (23º BPM), unidade vinculada ao Comando de Policiamento Regional XIV (CPR XIV), efetuaram a apreensão de entorpecentes no município de Parauapebas, localizado na região sudeste do Estado.
A ação ocorreu na madrugada da última terça- feira (17), durante rondas ostensivas no bairro Caetanópolis, quando os militares visualizaram dois homens que transitavam em uma motocicleta e tentaram fugir ao perceber a presença dos agentes. A guarnição realizou um acompanhamento e conseguiu abordar os indivíduos, localizando com eles, durante a busca pessoal, duas embalagens plásticas contendo substância em pó semelhante à cocaína. Os suspeitos relataram que estavam fazendo a entrega do produto e revelaram outro local onde havia mais entorpecentes destinados à comercialização.
Com as informações, os militares solicitaram reforços e deslocaram até a rua Equador, no bairro Parque das Nações II, onde ficava a residência de uma adolescente que mantinha um relacionamento amoroso com um dos abordados. Na moradia, foram localizados, dentro de uma bolsa vermelha, 151 gramas de substância análoga à maconha, juntamente com mais 73 gramas de material similar à cocaína, além de duas balanças de precisão e 1 simulacro de arma de fogo do tipo pistola.
Com a comprovação da existência da ação ilícita, os envolvidos e o material apreendido foram encaminhados para a delegacia de Polícia Civil, onde o fato foi registrado.