Depois de 20 anos, a comunidade de Cachoeira Porteira, localizada na zona rural de Oriximiná, no Baixo Amazonas, conta novamente, com um policiamento fixo para atender as demandas dos moradores da área que está sob a responsabilidade da 12ª Companhia Independente de Polícia Militar (12ª CIPM), unidade que integra o Comando de Policiamento Regional I (CPR I).
Sete policiais militares vão atuar de forma integrada com três agentes da Polícia Civil na localidade, que fica distante cerca de 14 horas de barco e 4h30min de voadeira da zona urbana de Oriximiná e que é conhecida pelo extrativismo da castanha e prática de pesca esportiva.
"Duas vezes em cada mês, Cachoeira Porteira contará com a segurança de guarnição da PM que permanecerá entre 5 e7 dias na localidade e atuará de forma integrada com agentes da Polícia Civil para inibir casos de roubos, brigas, desordem e outros crimes. A ação atende à solicitação de moradores e do Ministério Público do Estado", frisou o comandante do CPR I, coronel Aldemar Maués.
O oficial também ressaltou que a presença do policiamento na comunidade garante um ambiente seguro para o turismo na região, aumentando sobremaneira o potencial desta atividade, gerando emprego e renda para a população local.