Nos últimos anos, têm sido realizados grandes investimentos na área da segurança pública. Todas as Instituições de segurança do Estado foram beneficiadas com as ações realizadas pelo executivo estadual. A Polícia Militar está entre os órgãos que receberam melhorias em equipamentos de última geração, armamentos modernos, veículos preparados para atuar de acordo com as especificidades de cada região e com a construção e reforma de batalhões que proporcionaram melhor qualidade de vida e trabalho para os agentes na capital e no interior do Estado.
Além dos investimentos em equipamentos e estrutura física, a Corporação também tem realizado esforços para melhorar a condição profissional e humana dos agentes. A PM tem destinado verbas para cursos e capacitações para que os militares exerçam com excelência as missões pertinentes à PM. Somado a isso, a Instituição também busca cuidar da saúde física e mental do efetivo. Como exemplo desta política de valorização de pessoal, a Corporação realizou, na manhã desta quarta-feira (18), um ciclo de palestras intitulado “Diálogos Sobre a Prevenção ao Suicidio: A sua saúde mental importa”.
Coordenado pelo Estado-Maior Geral (EMG), em parceria com o Centro Integrado de Atenção Psicossocial da PM (Ciap), o evento foi realizado no auditório do Quartel do Comando Geral da PM (QCG), em Belém, e teve como público alvo o efetivo do de diversas unidades da PM. As palestras apresentadas pelo major PM Iuri, Chefe do Ciap, e pelo 1º Tenente Leonardo, que atua como psicólogo no Centro, objetivaram fortalecer a rede de prevenção ao suicidio, por meio de políticas voltadas para o público interno, abordando temas relacionados com a saúde mental como ansiedade, depressão, suicidio, entre outras.
Com isso, buscou-se sensibilizar a tropa sobre a importância de reconhecer os primeiros por meio dos sinais característicos de cada transtorno e a necessidade de apoio especializado para si e para os companheiros de trabalho. Segundo o chefe do Ciap muitas unidades estão requisitando a apresentação da palestra para o efetivo, o que representa uma mudança de comportamento na corporação.
“Hoje estamos apresentando a palestra “Diálogos Sobre a Prevenção ao Suicidio: A sua saúde mental importa!” para militares oriundos de diversas unidades da Corporação. Já passamos por outros batalhões e estamos recebendo diversas solicitações para realizar este evento em outras unidades. Para o Ciap esta procura representa um avanço na mentalidade de policiais militares, que até bem pouco tempo eram contrários à ideia de ações de combate aos males da saúde mental. Vamos continuar com o trabalho até que todos os militares possam entender a importância deste tema”, explicou o Major PM Iuri.
O Chefe do Estado-Maior Geral, coronel Ariel ressalta que as palestras ministradas pelo Ciap fazem parte de uma grande estratégia voltada para a valorização dos policiais militares. As ações englobam investimentos em capacitação, qualidade nas condições de trabalho e, também, envolvem recursos destinados à saúde física e mental. “Esse ciclo de palestras representa a política adotada pela gestão da Corporação, uma gestão que se preocupa não apenas com equipamentos e veículos, mas também com o nosso material humano, que consideramos nosso maior ativo. Por isso criamos a academia de musculação no QCG, investimos na melhoria das Unidades Sanitárias de Área (USA) e nos atendimentos realizados pelo Ciap, incluindo a realização das palestras para que o nosso militar esteja bem física e mentalmente”, explicou o oficial da PM.
SERVIÇOS
O Centro Integrado de Saúde Psicossocial conta com um corpo clínico com profissionais das áreas de Psicologia, Psiquiatria e Assistentes Sociais capacitados para contribuir com a saúde mental de policiais militares e seus dependentes, atuando em atendimentos, avaliações, serviço de Atendimento Emergencial (SAE), além de palestras e instruções. Durante o evento, os militares presentes puderam compreender o funcionamento do Centro e ser orientados quanto ao serviço de atendimento externo, realizado nas modalidades presencial e telepresencial pela Clínica DRR. Além disso, eles também receberam informações sobre o horário de atendimento, telefones para contatos e de como ter acesso aos serviços oferecidos.