A proteção da população paraense é um elemento essencial inerente à Polícia Militar do Pará. Tal elemento visa manter a sociedade segura, prevenindo e reprimindo crimes, de forma intensiva e ostensiva nos 144 municípios do Estado.
Nesse contexto, na manhã desta quarta-feira (18), militares da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (11ª CIPM), Unidade vinculada ao Comando de Policiamento Regional II (CPR II), realizaram a prisão de homens suspeitos de posse ilegal de arma de fogo e outras práticas criminosas no município de Rondon do Pará, sudeste paraense.
A ocorrência iniciou por meio de denúncia, via telefone funcional, realizada por um cidadão residente no Assentamento Campo Dourado, que relatou que três indivíduos estariam armados intimidando moradores, praticando roubos e tráfico de entorpecentes.
Em decorrência do relato, a Companhia supracitada montou uma operação, a fim de que os indivíduos fossem localizados e presos, em caso de procedência da denúncia. As viaturas direcionaram até o assentamento e identificaram um dos suspeitos.
Ele confirmou que materiais ilícitos estariam escondidos em uma área aberta fora da residência dele, onde foram encontradas 02 porções pequenas de substância análoga à maconha, 04 armas de fogo, sendo dos calibres 12 e 28, além de 02 de fabricação caseira. Também foram apreendidas 06 munições calibre 28, chumbo e pólvora, material utilizado para carregar os armamentos, além de 02 motosserras e 02 aparelhos celulares.
Com informações do flagranteado, a equipe da PM conseguiu localizar o segundo suspeito, com quem foram encontradas 02 munições calibre 28 e 01 motosserra. Diante dos fatos, os dois homens e os materiais apreendidos foram conduzidos até a Delegacia de Polícia Civil do município para que fossem realizados os procedimentos inerentes ao caso.