A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira dos paraenses, visitou nesta quinta-feira (19), a sede do Regimento de Polícia Montada (RPMont) da Polícia Militar, no bairro Mangueirão, em Belém.
Além dos militares da unidade, oficiais e praças do Centro de Reabilitação da PM e do Centro Médico Veterinário (CMV) também estiveram presentes para participar do momento de fé e devoção ao lado de Nossa Senhora como preparação ao 42° Círio da PMPA, que ocorrerá no dia 10 de outubro e que integra o calendário oficial das festividades de uma das maiores festas religiosas do país, o Círio de Nazaré.
O evento religioso também foi prestigiado por familiares dos agentes de segurança pública e por praticantes da equoterapia da PM, que fazem tratamento para garantir mais qualidade de vida. A abordagem terapêutica busca, ainda, desenvolver as áreas motora e emocional dos praticantes. De acordo com o padre Everaldo, que ministrou a reflexão da palavra, “o surgimento da Equoterapia na PMPA pode ser comparada, guardada as devidas proporções, ao momento em que Cristo transformou a água em vinho”. Isso demonstra que o programa melhorou a vida de dezenas pessoas.
Quem confirmou a hipótese levantada pelo líder religioso foi a Major Mardonia, diretora do Centro de Reabilitação da PMPA, que disse ter renovado as energias durante o encontro com a imagem peregrina. “Movidos pelo sentimento de fé, dada a aproximação do Círio, nós solicitamos a visita da imagem e felizmente fomos agraciados, pois ela veio no melhor dia da semana, dia em que nós recebemos vários praticantes e familiares. Está sendo muito feliz essa oportunidade, que vai ficar para a história”, afirmou a Oficial.
O Diretor do Corpo Militar da Saúde, Coronel Faustino, incentivou os presentes a manterem a fé, a paz e a esperança. “Este encontro serve para reforçar três necessidades inerentes aos seres humanos: manter a fé, manter a esperança e procurar sempre viver em paz. Viver em paz conosco, viver em paz com o próximo, viver em paz com quem a gente trabalha, viver em paz com nosso vizinho, viver em paz com as pessoas que a gente vai encontrar na nossa vida. Se nós tivermos paz interior, nós teremos paz para com o próximo”, concluiu o Oficial que, na ocasião, representou o Comandante-Geral, Coronel Dilson Júnior.