Na manhã desta quinta-feira (19), uma ação do 80⁰ Pelotão Destacado de Polícia Militar (80⁰ PDPM), Unidade vinculada ao 9° Batalhão de Polícia Militar (9° BPM), resultou na desarticulação de um local clandestino onde eram fabricadas armas caseiras no município de Anajás, localizado no arquipélago do Marajó.
Durante patrulhamento no bairro central, os militares foram informados por um morador sobre a existência de um local onde ocorria a fabricação ilegal de armas, na rua Osvaldino Ribeiro, bairro Prainha. Segundo a denúncia, o responsável pelo esquema estaria produzindo armamentos para um grupo de homens, que tinham como objetivo realizar roubos e ataques contra fazendeiros da região.
Ao chegarem ao endereço, os policiais foram recebidos pela esposa do suspeito, que afirmou que ele não estava no local, pois estaria trabalhando. Questionada sobre a fabricação de armas, a mulher alegou não ter conhecimento das atividades do marido, mas autorizou a equipe a realizar uma busca no depósito, localizado no quintal da residência.
Durante a busca, foram encontrados sete canos para espingardas, uma espingarda caseira calibre .20 completa e outra desmontada do mesmo calibre, cinco coronhas, dez cartuchos deflagrados calibre .20, um revólver calibre .22 em manutenção e duas carcaças de caixas de espingarda. Além do material bélico, os militares localizaram equipamentos como lixadeiras, parafusadeiras e serras, que seriam utilizados na fabricação e manutenção das armas.
A esposa do suspeito, assim como todos os itens apreendidos, foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Anajás, onde foram realizados os procedimentos legais cabíveis.