A Polícia Militar tem por principal fundamento a prevenção e repressão às ações delituosas, tais como o tráfico de drogas e a apreensão de armas de fogo, visando a segurança da população paraense, através do policiamento ostensivo nas principais vias da capital e do interior do Estado, promovendo um ambiente mais seguro.
Nesse contexto, na tarde desta quinta-feira (19), no município de Cametá, equipes do 32° Batalhão de Polícia Militar (32° BPM), Unidade vinculada ao Comando de Policiamento Regional IX (CPR IX), realizaram a apreensão de uma arma de fogo durante uma ocorrência.
A ação iniciou após a guarnição receber denúncias de que um suspeito de homicídio estava portando uma arma de fogo. De posse das informações, os policiais realizaram um deslocamento até a residência em que o homem residia, na Travessa Vicente de Castro, no bairro Cidade Nova, onde localizaram o indivíduo, que ao visualizar os policiais efetuou disparos contra a guarnição, ao mesmo tempo que tentou evadir.
Ato contínuo, o suspeito entrou em uma outra residência, onde fez uma criança refém. Com a ajuda de um familiar, o menor conseguiu fugir do controle do homem. Ao receber a ordem para soltar o armamento, o indivíduo apontou a arma para os militares, realizando novamente disparos contra a guarnição, que repeliu a injusta agressão, atingindo o suspeito. Ele foi socorrido e encaminhado até o Hospital Regional de Cametá de imediato, mas não resistiu aos ferimentos.
Os policiais constataram que, além de estar evadido do sistema penal, o suspeito possuía 8 processos criminais no nome dele. Uma pistola calibre .40, um carregador contendo 5 munições do mesmo calibre e um aparelho celular foram apreendidos e apresentados na delegacia local, onde foram realizados os procedimentos cabíveis.