Na vila de Alter do Chão, localizada no município de Santarém, é realizado o Festival dos Botos, programação questionado cultural que evidencia e celebra a importância dos mitos da região amazônica para a história e cultura da população, a exemplo do Boto Cor-de-rosa.
A festividade acontece no terceiro final de semana do mês de setembro e demanda a atuação dos órgãos de segurança para nenhuma intercorrência aconteça. Nesse sentido, os agentes do Comando de Policiamento Regional I (CPR I) iniciaram a “Operação Sairé 2024” nesta quinta-feira (19), a fim de robustecer a segurança durante o evento.
A missão tem como propósito garantir a tranquilidade de todos os frequentadores do evento durante as festividades, para proporcionar um melhor aproveitamento dos cidadãos. A equipe é composta por 675 policiais militares, sendo 475 do efetivo ordinário e 200 agentes atuando por meio de jornada extraordinária, que usarão veículos quatro e duas rodas, além do policiamento montado e o apoio de embarcações.
Essa ação é considerada a maior operação policial do oeste do Pará e se estenderá pelos cinco dias do festival, finalizando na próxima segunda-feira (23).