O Comando de Policiamento da Capital II (CPC II) é responsável pela coordenação do policiamento em parte da capital paraense, incluindo os distritos de Outeiro e Icoaraci. Em consonância com as diretrizes emanadas do Departamento Geral de Operações (DGO), o CPC II orienta os batalhões de área a intensificarem as ações de policiamento, principalmente barreiras e abordagens, para combater o crime de tráfico de drogas, delito apontado como incentivador de outras ações criminosas. Além disso, os agentes também realizam a verificação de denúncias, anônimas ou não, oriundas da população.
Duas abordagens, realizadas respectivamente nos distritos de Icoaraci e Outeiro, demonstram o êxito da parceria entre a PM e a comunidade. Durante as ocorrências os militares conseguiram prender dois homens pelo crime de tráfico de drogas e apreender entorpecentes.
10º BPM
Na tarde do último sábado (21), militares do 10º Batalhão da Polícia Militar (10º BPM), unidade responsável pelo policiamento em Icoaraci, foram abordados por moradores que informaram que um homem estaria transitando pela passagem Frederico Hosana, comercializando entorpecentes. Com as características do suspeito, a equipe deslocou até a via indicada na denúncia e conseguiu localizar o denunciado e o abordaram. Durante a revista pessoal, os militares encontraram 49 papelotes de material similar à cocaína.
Durante a apresentação do fato, que ocorreu na Seccional Urbana de Icoaraci, foi constatado junto à Central Integrada de Monitoramento Eletrônico (CIME) que o suspeito havia quebrado a tornozeleira de monitoramento.
26° BPM
Em outra abordagem, também motivada por denúncias de moradores, policiais do 26º Batalhão de Polícia Militar (26º BPM), realizavam rondas quando foram informados que um homem estaria transitando em uma motocicleta, possivelmente, comercializando entorpecentes. Os militares realizaram rondas e conseguiram localizar o suspeito na travessas Maceió e o abordaram. Durante a revista pessoal, foram encontrados 33 papelotes de material semelhante à maconha e 17 similares ao oxi. A ação ocorreu na última sexta-feira (20), no bairro Água Boa, em Outeiro.
Todo o material apreendido foi encaminhado, junto com o suspeito, para a delegacia de Polícia Civil de Icoaraci, onde o fato foi registrado.