No próximo dia 25 de setembro a Polícia Militar do Pará comemora 206 anos de criação. Para celebrar a data, a PM realiza durante todo o mês de setembro atos alusivos aos festejos pela passagem de mais um aniversário. Um destes eventos ocorreu na manhã desta sexta-feira (22), a homenagem póstuma em memória de Antônio Sérgio Dias Vieira da Fontoura, o Coronel Fontoura (Patrono da Corporação).
A solenidade marcou a justa homenagem aos heróis da guerra de canudos, entre oficiais e praças, que tiveram significativa participação o conflito, contribuindo para a vitória.
Realizado no cemitério municipal Santa Izabel, no bairro Guamá, em Belém, o ato foi presidido pelo Comandante-Geral, Coronel Dilson Júnior, e contou com a presença de oficiais e praças da PM.
A cerimônia é realizada anualmente e faz parte do calendário oficial das comemorações alusivas ao aniversário da PMPA, celebrado no dia 25 de setembro, data em que os militares paraenses, sob o comando do então Tenente Coronel Fontoura, obtiveram conquistas importantes para a vitória das forças republicanas na luta contra os revoltosos liderados por Antônio Conselheiro, na revolta que ficou conhecida com “Guerra de Canudos”.
No início do ato, o Comandante-Geral foi recebido pela guarda de honra, formada por militares do Regimento de Polícia Montada (RPMont), seguindo até o memorial em homenagem aos militares mortos em Canudos, onde fez a aposição de uma coroa de flores no túmulo do Patrono da PMPA e demais militares.
Durante a solenidade, foi realizado um minuto de silêncio em memória dos policiais militares mortos no exercício da função em 2023, além da tradicional salva de tiros pela Guarda Fúnebre. A cerimônia foi encerrada após um momento de reflexão, proposto pela Capelania da PM, e últimas homenagens ao Coronel Fontoura e demais heróis da Guerra de Canudos.
"Hoje estamos realizando esta justa homenagem para o patrono da PM, coronel Fontoura, e para outros militares, que em muitos casos permanecem anônimos, mas que foram muito importantes para a vitória na batalha de Canudos. Que o legado deixado por eles seja um exemplo a ser seguido por todos na nossa atividade diária", frisou o Comandante-Geral da PM.