A Polícia Militar do Pará, por meio dos Órgãos de Execução e Apoio, diuturnamente atua para preservar a segurança da sociedade paraense. As ações abrangem os aspectos preventivo e repressivo, e tem resultado na redução da criminalidade no Estado. Nesse contexto, nesta segunda-feira (23), militares do Grupamento Falcão do 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM), que é subordinado ao Comando de Policiamento Regional III (CPR III), intensificaram as rondas e abordagens no bairro Jaderlândia, em Castanhal. O objetivo da ação foi coibir a prática de crimes como roubos, furtos e o tráfico de drogas na região.
Sob esse viés, na manhã do referido dia, a equipe avistou um homem conduzindo uma motocicleta sem placa na rodovia BR-316 durante o patrulhamento ostensivo. Para averiguação dos fatos, realizou-se a abordagem do homem e, ao consultar no banco de dados o chassi da moto, os militares identificaram que o veículo estava com registro de furto/roubo. Diante disso, o suspeito foi conduzido até a delegacia para os procedimentos cabíveis.
Em continuidade às rondas, durante a noite, na rua Laureno Francisco de Melo, dois homens, que transitavam em uma motocicleta, conduzido-a de maneira perigosa, avançando o sinais de trânsito e realizando ultrapassagens em locais proibidos, foram flagrados pelos agentes. A fim de coibir a ocorrência de dano decorrente da conduta da dupla, a guarnição os abordou, encontrando com eles uma arma de fabricação caseira. Somado a isso, durante a verificação veicular, foi constatado que a motocicleta possuía registro de furto/roubo.
Além disso, após consulta do nome dos indivíduos no sistema, constatou-se que ambos estavam foragidos do sistema penitenciário e que, segundo testemunhas, momentos antes da abordagem policial a dupla tinha acabado de praticar um roubo em uma praça do bairro. Logo, para realizar os devidos procedimentos, a dupla e os objetos apreendidos foram conduzidos para a delegacia da Polícia Civil.
Ainda na noite do dia 23, os militares visualizaram, em outra ocorrência, um homem que, ao notar que seria abordado, arremessou um objeto em um terreno. Foi dada a ordem de parada a ele e a abordagem foi realizada, resultando na constatação, na posse do suspeito, de uma porção de substância análoga à maconha, 165g de substância análoga ao oxi, quatro munições calibre .22mm, duas balanças de precisão, sacos plásticos transparentes utilizados para embalar os entorpecentes, além de oito aparelhos celulares e R$2.837,00 em espécie. Diante da comprovação do ato ilícito, o suspeito e os materiais apreendidos foram conduzidos até a delegacia de Polícia Civil, para os devidos procedimentos inerentes ao caso.
Com isso, foram duas motos recuperadas, drogas e munições foram apreendidas, além de outros objetos usados em práticas ilícitas. Isso reforça o compromisso do 5º BPM com a segurança da população de Castanhal, além de demonstrar a eficiência da estratégia do motopatrulhamento, enquanto processo de policiamento baseado em celeridade, técnica e legalidade, corroborando para a redução da criminalidade.