O aspecto preventivo reveste a atividade típica da Polícia Militar, conforme previsão do art. 144 da Constituição Federal de 1988. Como reflexo disso, é primordial fomentar práticas policiais voltadas à proximidade com a sociedade, a fim de identificar as problemáticas que afligem os moradores e, a partir disso, adotar medidas mitigadoras.
A Polícia Militar do Pará, imbuída desse propósito, realiza, através da Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCDH), a qualificação do efetivo para atuar preventivamente. Para isso, tem-se a Capacitação em Prevenção Ativa, que visa munir os agentes de conhecimentos técnicos de coleta e mensuração de dados, controle e análise estatística, entre outros aspectos referentes ao tema.
Diante disso, e visando fortalecer esse viés, a Polícia Militar do Pará inaugurou, na manhã da última terça-feira (24), em Santarém, a primeira sala do Grupamento de Prevenção Ativa fora da região metropolitana. O espaço, situado no Comando de Policiamento Regional I (CPR I), tem como objetivo integrar diferentes projetos de prevenção da polícia, facilitando o acesso da comunidade a esses serviços.
O espaço é disponibilizado para orientação de famílias sobre diversos assuntos, instruindo sobre como denunciar crimes, obter direcionamento no caso do envolvimento de crianças e adolescentes com drogas, nmentre outros. A medida reúne, desse modo, projetos realizados pela Corporação, para levar segurança para comunidades mais afastadas do centro urbano, além das regiões ribeirinhas.
Para o Sargento Glauber, que atua nessa seara, a sala é um novo reforço para o Grupamento. "A ideia é integrar os projetos da polícia, planejando e organizando ações tanto nas escolas como nas comunidades, sejam ribeirinhas ou da área do Planalto. Além disso, o espaço está disponível para orientar famílias que necessitam de apoio em situações delicadas, como quando descobrem que seus filhos estão envolvidos com drogas", ressaltou o graduado.
Com isso, o CPR I tem fortalecido as medidas preventivas na região de circunscrição da unidade, resultando em mais segurança e paz social.