Em razão das dimensões do Estado do Pará que possue extensa vegetação e, por isso, é uma das grandes áreas de extração de madeira, a Polícia Militar do Pará, por meio do Departamento Geral de Operações (DGO), elabora planejamentos operacionais que possuem o intuito de coibir e previnir crimes contra o meio ambiente como queimadas e contrabando madeireiro.
Nessa vertente, na última terça-feira (24), equipes do 13º Batalhão de Polícia Militar (13º BPM), unidade subordinada ao Comando de Policiamento Regional IV ( CPR IV), apreenderam uma carga ilegal de madeira na Vila União, região rural do munincipio de Tucurui, sudeste paraense.
Agentes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMA) acionaram uma guarnição do patrulhamento rural da Unidade para averiguar um veículo de grande porte, que provavelmente estaria transportando madeira ilegal nas imediações de uma propriedade rural, próximo à escola Juraci S. Rocha.
Os policiais militares, em conjunto com a SEMA, deslocaram até o local do fato, onde avistaram um caminhão parado, próximo à propriedade. Foram realizadas buscas no interior do veículo, constatando-se que haviam, aproximadamente, 300 estacas de madeira. Ao solicitar a documentação, o condutor não exibiu o solicitado.
Diante da situação, a SEMA realizou a apreensão do material, procedendo à condução do veículo até à sede da Unidade local, onde o material ficou retido.