Seguindo as diretrizes implementadas pelo comando da Polícia Militar, as unidades operacionais da corporação têm intensificado as ações de enfrentamento à todos os tipos de delitos em suas áreas de circunscrição. Principalmente para coibir o tráfico de drogas, tendo em vista que este delito fomenta a prática de outros crimes, como por exemplo roubos, furtos e homicídios. Uma das estratégias planejadas é a aproximação entre os agentes de segurança e a comunidade, por meio de ações de proximidade que facilitem a realização de denúncias, bem como a agilidade das equipes na verificação das informações coletadas pela investigação policial preventiva que investiga os “modus operandi” da criminalidade.
Além dos canais de denúncia, a população também é incentivada a repassar informações para as equipes que atuam diariamente nas ruas. Um exemplo da efetividade da parceria entre a PM e a comunidade ocorreu no início da noite desta quinta-feira (26), quando policiais militares do 10º Batalhão da Polícia Militar (10º BPM) conseguiram prender um homem e apreender entorpecentes durante uma abordagem realizada no distrito de Icoaraci, em Belém.
A ocorrência teve início quando os militares realizavam rondas ostensivas no distrito e foram procurados por uma pessoa, que preferiu não se identificar, e informou que havia presenciado um homem comercializando entorpecentes para frequentadores de um bar localizado na rua Luís Azevedo. Com as informações sobre as vestimentas e as características físicas do suspeito, os militares solicitaram apoio de outra equipe e realizaram um cerco no endereço indicado. Durante a abordagem o denunciado foi localizado e com ele foram encontrados 61 papelotes de maconha e 58 papelotes de oxi.
O suspeito foi encaminhado juntamente com o material apreendido para a 8ª Seccional Urbana de Icoaraci para procedimentos cabíveis.