Como instituição integrante do sistema de segurança do estado, a Polícia Militar, além das suas ações de policiamento ostensivo, também é acionada para prestar apoio a outros órgãos do sistema com ações preventivas por meio, por exemplo, da operação “Lei Seca”, fiscalizando bares e casa de shows em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), a Secretaria de Estado da Fazenda (SEFA), e com o Departamento de Trânsito (Detran), todos corroborando com a prevenção dentro de suas competências. Outra instituição que costumeiramente aciona a PM para atuar de forma conjunta, em diversos tipos de situações e abordagens, é a Polícia Civil do Pará.
Entre as diversas ações desenvolvidas pelas duas instituições, destacam-se, ações de enfrentamento a criminalidade, fiscalizações, cumprimento de ordens judiciais, entre outras. Uma destas ações desenvolvidas em parceria com a Polícia Civil, envolveu militares do 42º Batalhão da Polícia Militar (42º BPM), unidade vinculada ao Comando de Policiamento Regional III (CPR III). A abordagem foi realizada no início da manhã desta quinta-feira (26) no município de Irituia, na região nordeste do estado, e resultou na apreensão de munições e entorpecentes.
O 42º BPM foi acionado por uma equipe do município para dar apoio na execução de uma mandado de busca e apreensão expedido pelo juiz da comarca. Ao chegar na residência alvo da ordem judicial, os agentes deram cumprimento ao mandado e durante as buscas conseguiram encontrar duas caixas de munições, contendo 70 munições, calibre .40, uma balança de precisão e material utilizado para embalar entorpecentes para revenda. Incentivados pelos vestígios que indicavam a comercialização de entorpecentes, os agentes realizaram uma revista minuciosa e encontraram 89 papelotes de crack, uma porção da mesma droga e um tablete pequeno de maconha e R$ 42.
Diante das evidências, uma mulher que se encontrava na residência, foi presa e conduzida para a delegacia da polícia Civil, onde o fato foi registrado.