A Polícia Militar atua diariamente para combater o tráfico de drogas, contudo, além das ações repressivas, a corporação também utiliza estratégias preventivas, entre elas a atuação em parceria com escolas para o desenvolvimento de ações educacionais para conscientizar alunos responsáveis sobre os perigos das drogas. Uma dessas iniciativas é o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), um programa de caráter social e preventivo, posto em prática pela Polícia Militar nas redes de ensino público e privado, com o objetivo de prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência, e aplicado por meio de um esforço cooperativo entre Polícia Militar, Família e Escola.
Militares do 48º Batalhão de Polícia Militar (48ºBPM), Unidade subordinada ao Comando de Policiamento Regional III (CPR III), que fazem parte do Proerd, realizaram, nesta quarta-feira (02), uma ação temática denominada “Lidando com Situações de Tensão em instituições de ensino” no município de Tomé-Açu, nordeste paraense.
O corpo docente e os alunos das Escolas Vasco Milani e Ipitanga, participaram de uma palestra ministrada pelos militares, onde obtiveram informações sobre como devem reagir em situações de tensão no ambiente escolar. Com essas ações, a PM visa, além de instruir sobre como os alunos devem reagir diante de situações violentas, evitar que as crianças e adolescentes se envolvam de forma prematura com o tráfico de drogas.