PM participa do lançamento da operação “Eleições 2024”

Representada pelo Comandante-Geral da corporação, Coronel Dilson Júnior e pelo Chefe do Departamento Geral de Operações (DGO), coronel Neves, a Polícia Militar participou da entrevista coletiva organizada pelo governo do estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), para apresentar para os órgãos de imprensa o planejamento desenvolvido pela “Operação Eleições 2024, coordenada pela Segup para garantir a segurança durante as eleições municipais.

WhatsApp Image 2024 10 03 at 15.35.07 3FOTO: PMPA

O lançamento da operação que foi presidido pelo titular da Segup, Ualame Machado, correu na manhã desta quinta-feira (03), na sede do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em Belém e, além da Polícia Militar, também contou com a participação de representantes da Polícia Civil, Detran, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Penal, Polícia Científica.

As ações desenvolvidas pela Polícia Militar, sob o planejamento e coordenação do DGO, serão realizadas durante todo o período das eleições e em todo o território paraense. O principal objetivo é, com ações ostensivas, preventivas e repressivas, promover a segurança pública, por meio do policiamento ostensivo Geral nos locais que sofram os efeitos diretos e indiretos na dinâmica social por ocasião do processo eleitoral 2024, com emprego de tropa das diversas Unidades, tanto na Região Metropolitana de Belém, como nos municípios do interior do Estado.

WhatsApp Image 2024 10 03 at 15.35.07FOTO: PMPA

O Coronel Neves explica que a PM vai utilizar um grande efetivo que vai atuar em todo o território paraense para garantir o andamento tranquilo do pleito eleitoral. “A Polícia Militar está presente em todos os 144 municípios com mais de 7300 policiais militares envolvidos diretamente na Operação. Serão mais de 700 veículos quatro rodas e mais de 600 motocicletas. O policiamento será dividido em dois turnos e permanecerá na área enquanto houver atividades relacionadas direta e indiretamente com o pleito eleitoral, incluindo as festas da vitória que com certeza ocorreram após o encerramento da apuração dos votos”.

WhatsApp Image 2024 10 03 at 15.35.07 2FOTO: PMPA

“O nosso compromisso tem início com o transporte das urnas para os locais de votação. Existem locais mais distantes que demandam transporte pelo rio, então a Polícia Militar também participa desta escolta. Durante a eleição propriamente dita, participamos das fiscalizações da operação “Lei Seca” e disponibilizamos agentes para manter a segurança em todos os postos de votação e, após o encerramento da eleição, nossos agentes também irão realizar a escolta dos chips utilizados nas urnas para os centros de apuração. Preparamos um efetivo de quase 8 mil militares, o maior efetivo entre todas as instituições que participam da operação, para que o povo paraense possa praticar o seu direito ao voto de forma tranquila, segura e de forma democrática”, finalizou o Coronel Dilson Júnior, Comandante-Geral da PM.

WhatsApp Image 2024 10 03 at 15.35.07 1FOTO: PMPA