O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) é uma ação preventiva realizada pela Polícia Militar do Pará, com o intuito de promover o combate às drogas, ao bullying e outras formas de violência entre crianças e adolescentes dentro e fora do ambiente escolar.
Implementado no Estado do Pará em 4 de agosto de 2003, o Proerd completou 21 anos de atuação neste ano, e vem sendo de grande contribuição para a conscientização de crianças e adolescentes pelos 144 municípios paraenses. A finalidade precípuo é abordar temas sensíveis, a fim de corrobar com a formação de cidadãos responsáveis, capazes de tomar decisões éticas e baseadas em raciocínio lógico e informado.
Nesse sentido, na tarde desta quinta-feira (3), o 3°Sargento PM Fransuel e a 3º Sargento PM Jacilene, do 48º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Unidade vinculada ao Comando de Policiamento Regional III (CPR III), realizaram palestra acerca do combate ao Bullying na Escola Católica São Tomé Apóstolo, situada no município de Tomé-Açú, região do nordeste paraense.
A palestra, realizada como desdobramento de ações do PROERD, teve como tema “Combatemos Violência com Educação”, trazendo as consequências do bullying para as vítimas e a contribuição da educação no propósito de promover ambientes escolares mais seguros e justos, que fomentem o respeito ao outro.
A programação teve como ouvintes os alunos do 3º ao 9º ano, das turmas do Ensino Fundamental I e II, além de professores e funcionários da Instituição de Ensino. Com isso, o Proerd busca contribuir para o fortalecimento da cultura de paz e para a construção de uma sociedade mais saudável e mais segura.