Padronização e melhorias no sistema de segurança em agências bancárias a fim de prevenir furtos e danos ao patrimônio público. Esse foi um dos temas discutidos durante uma videoconferência realizada na tarde desta terça-feira (29), entre militares do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM) e representantes do setor de segurança patrimonial de agências bancárias em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). A reunião digital ocorreu no gabinete do Comandante do 2° BPM.
Devido a uma série de casos envolvendo furtos e danos a agências bancárias localizadas na área policiada pelo 2º BPM, que compreende os bairros da Campina, Reduto, Cidade Velha, Canudos, São Brás e Fátima, no centro de Belém. Foram debatidas propostas de prevenção e combate a esse tipo de delito.
A Febraban sugeriu a criação de um sistema de concessão de imagens, instalado no circuito das cinco maiores instituições financeiras que disponibilizarão em tempo real as imagens de segurança, o que além de coibir ações criminosas também facilitará a identificação e captura dos suspeitos por parte da PM.
Já os representantes do 2º BPM, orientaram quanto a ampliação das barreiras físicas nas agência e ressaltaram a importância do acionamento imediato para o 190. Outro ponto levantado pelos militares foi a importância de funcionários especializados em segurança presente dentro das agências, que podem contribuir com a PM na apresentação de suspeitos em flagrante delito.
Para finalizar, também foi proposto a criação de um cronograma de reuniões mensais, para avaliação e compartilhamento de informações que poderão aperfeiçoar e prevenir as ações de enfrentamento aos delitos envolvendo agências bancárias.