PMPA forma 1ª turma de Procedimentos Policiais Eletrônicos

IMG 1384Foto: PMPA

A Polícia Militar do Pará realizou nesta sexta-feira (4), solenidade militar alusiva à formatura da 1ª turma de Multiplicadores de Procedimentos Policiais Eletrônicos (PPE) - BO Integrado - do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (SINESP). A cerimônia, presidida pelo Comandante-Geral, Coronel Dilson Júnior, ocorreu na sede do Quartel do Comando Geral (QCG), em Belém, e reuniu autoridades civis e militares.

A ação formativa abrangeu a primeira turma de multiplicadores dessa vertente da Corporação e alcançou 27 oficiais do Comando de Policiamento da Capital I e II, do Comando de Policiamento da Região Metropolitana, Comando de Missões Especiais, Comando de Policiamento Especializado, Comando de Policiamento Ambiental e Corregedoria Geral.

O curso tem como objetivo simplificar o processo de apuração de infrações de menor potencial ofensivo, garantindo a eficiência e o atendimento de ocorrências e o desafogamento do sistema judicial. Os multiplicadores estarão aptos a difundir o conhecimento junto ao efetivo das Unidades subordinadas, visando a elaboração do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

“Nós estamos contando com os senhores para que possam disseminar o conhecimento adquirido aos agentes de segurança pública de todo o Brasil. A partir de hoje, vocês se tornam uma extensão da SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública)”, frisou o senhor Rafael, representante da entidade.

#PMPA fazendo história com a lavratura de TCO

“O legislador, ao inferir na lei número 9.099/95 a expressão autoridade policial, carregava a ideia de que os policiais militares lavrassem o TCO. Essa é a inteligência dela. E nós precisamos esperar quase 30 anos para chegar neste momento”, frisou o Promotor de Justiça Militar Ivanilson Raiol.

“O cidadão não vai precisar se deslocar da frente da casa dele até uma delegacia de polícia e aguardar duas, três, quatro, cinco horas. Ele vai, logicamente, preferir fazer o TCO com a guarnição da PM que realizou o primeiro atendimento e acolhimento. E isso também é bom para a polícia civil, que vai poder se concentrar nos crimes de maior potencial ofensivo. E, com certeza, vai ter condição de fazer uma investigação muito melhor, com muito mais qualidade e, com certeza, com muito mais eficiência. Quem ganha? A população”, avaliou o Comandante-geral, Coronel Dilson Júnior.

De acordo com o gestor da Bicentenária Corporação de Fontoura, a próxima fase do projeto piloto de implantação do TCO será repassar os conhecimentos adquiridos neste curso, às tropas do Batalhão de Polícia Ambiental e 2° Batalhão de Polícia Militar para, posteriormente, ser transmitido aos 14 Comandos de Policiamentos Regionais do Pará.

IMG 3628Foto: PMPA

IMG 1448Foto: PMPA